Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia Geral

Dia Nacional da Adoção: Brasil tem 3.800 crianças a espera de um lar

Neste sábado, 25 de maio, é o Dia Nacional da Adoção.

Imagem de destaque da notícia

Neste sábado, 25 de maio, é o Dia Nacional da Adoção. A data começou a ser celebrada no Brasil a partir de 1996, durante o Primeiro Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção de crianças.

E desde 2022, foi instituída também a Semana Nacional da Adoção, com a finalidade de refletir, agilizar e promover campanhas de conscientização sobre o tema. E lembrar à sociedade que existe um número considerável de crianças disponíveis para serem adotadas.

Mãe adotiva há pouco tempo, a professora Patrícia dos Santos conta que iniciou o processo de adoção em 2018. Esperou um ano e meio e só agora em maio chegou o Malík. Ela não escolheu o gênero, mas queria um bebê. Patrícia comenta sobre a decisão de adotar uma criança:

"Eu penso que nós somos as peças que faltavam para se encaixar um na vida do outro. Ele é uma das escolhas mais assertivas que eu já fiz. Sou grata por formar minha família através da adoção e com certeza eu incentivo outros a fazerem o mesmo".

Dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento apontam que há mais de 46 mil pretendentes cadastrados em todo o país e quase 3.800 crianças e adolescentes esperam por um lar. No entanto, existe um desequilíbrio entre pessoas que querem adotar e as crianças e jovens que sonham em ser adotados.

O relator do projeto da Semana Nacional de Adoção, senador Fabiano Contarato, que é pai de dois filhos adotivos negros, relata que a procura por meninas brancas, com menos de dois anos, é maior que o número de crianças com essas características disponíveis para adoção.

Em contrapartida, o parlamentar aponta que os abrigos têm enorme contingente de crianças e adolescentes que não atendem às preferências dos adotantes. E acrescenta que, aos 18 anos, os não adotados têm que deixar os abrigos e saem de lá sem moradia ou perspectiva de futuro.

*Com produção de Bel Pereira

© Arquivo pessoal

Geral Mais de 46 mil pretendentes estão cadastrados para adotar São Paulo TJRJ vai reforçar proibição de LGBTfobia em processos de adoção TJDFT regulamenta entrega voluntária de bebê para adoção 25/05/2024 - 10:00 Leila Santos / Liliane Farias Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional* adoção Crianças Adolescentes sábado, 25 Maio, 2024 - 10:00 131:00

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis