A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro emitiu alerta sobre a baixa cobertura vacinal no estado. Foram aplicadas, de março até agora, pouco mais de 2 milhões de doses do imunizante contra influenza. Isso representa uma cobertura de pouco mais de 27% - longe da recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.
Os dados são da Rede Nacional de Dados em Saúde, plataforma integrada ao Conecte SUS, programa do governo federal.
Entre o grupo prioritário, essa cobertura no estado está em torno de 28% das pessoas com 60 anos de idade ou mais. A situação é ainda pior no caso das crianças, apenas 19%; e das gestantes, com 6%.
De janeiro a maio, foram registradas mais de 5,6 mil internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave. Ao longo desse período, o Rio de Janeiro contabilizou 713 mortes pela doença.
A Secretaria de Saúde destaca que a vacina é segura e está disponível nas unidades de saúde de todo o estado. E pode ser administrada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação ou outros medicamentos.
A Campanha contra a Gripe foi iniciada em 25 de março, com a meta de atingir pelo menos 90% dos grupos prioritários, entre eles, crianças de 6 meses até as menores de 6 anos de idade; além dos idosos e gestantes.
Fonte: Agência Brasil