Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia Geral

BNDES divulga entidades que vão gerir recuperação da Amazônia

Mais um passo foi dado no Arco da Restauração, que vai recuperar grandes áreas desmatadas e degradadas da Amazônia.

Imagem de destaque da notícia

Mais um passo foi dado no Arco da Restauração, que vai recuperar grandes áreas desmatadas e degradadas da Amazônia. Foi divulgado nessa quarta-feira (22), data em que se comemorou o Dia Internacional da Biodiversidade, o resultado do edital Restaura Amazônia pelo BNDES e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática.

Com recursos de R$ 450 milhões do Fundo Amazônia, foram selecionadas as três entidades que atuarão na gestão dos projetos de reconstrução da floresta. São elas: o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), que vai atuar nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia; a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável, que trabalhará no Tocantins e em Mato Grosso; além da Conservação Internacional Brasil (CI Brasil), no Pará e no Maranhão.

Como parceiras do BNDES e do Ministério, as entidades serão responsáveis contratar os executores selecionados nos territórios e acompanhar a prestação de contas da realização dos projetos, incluindo visitas presenciais aos territórios.

O Arco da Restauração vai apoiar prioritariamente projetos de recuperação ecológica e produtiva dirigidos a unidades de conservação, terras indígenas e territórios de povos e comunidades tradicionais, áreas de preservação permanente e de reserva legal de assentamentos ou pequenas propriedades, além de corredores ecológicos, bacias hidrográficas e de áreas públicas não destinadas.

O objetivo é restaurar 24 milhões de hectares na Amazônia até 2050. A primeira fase prevê a recuperação de 6 milhões de hectares considerados prioritários até 2030, com a captura de 1,65 bilhão de toneladas de carbono da atmosfera.

© Marizilda Cruppe/Greenpeace

Meio Ambiente As 3 organizações selecionadas serão responsáveis por R$ 450 milhões Brasília 23/05/2024 - 09:26 Sâmia Mendes/ Sumaia Villela Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional Fundo Amazônia Amazônia Recuperação Ambiental quinta-feira, 23 Maio, 2024 - 09:26 123:00

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis