Com 28 metros de altura, foi inaugurada, em 17 de maio de 1959, uma grande estátua no Santuário do Cristo Rei, em Portugal. O monumento foi erguido no município de Almada, na Área Metropolitana de Lisboa. A ideia para a construção do Cristo português surgiu depois que um cardeal da região visitou o Brasil em meados da década de 1930 e ficou encantado com o Cristo Redentor do Rio de Janeiro.
O início da Segunda Guerra Mundial fortaleceu a proposta do monumento a Cristo Rei. Em abril de 1940, durante o retiro anual dos bispos portugueses em Fátima, ficou decidido que "se Portugal fosse poupado da Guerra, seria erguido sobre Lisboa um Monumento ao Sagrado Coração de Jesus".
No ano seguinte, foi definido o local do novo Santuário. Uma grande campanha arrecadou fundos para a realização do projeto por quase duas décadas. Nesse período, as crianças contribuíram de uma forma especial. Ao longo do ano, guardavam moedas e, no dia dos Santos Inocentes em 28 de dezembro, depositavam a oferta no presépio de sua paróquia.
As obras tiveram início em 1952. Para a estrutura, foram utilizadas 40 toneladas de concreto. Os detalhes da escultura ficaram a cargo do artista português Francisco Franco e foram trabalhados em gesso.
A inauguração do Cristo Rei aconteceu na Festa de Pentecostes de 1959. Representantes da Igreja Católica em Portugal, cardeais do Rio de Janeiro, autoridades e cerca de 300 mil pessoas participaram do evento.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Apresentação: José Carlos Andrade
Edição: Paula de Castro
Publicação web: Marizete Cardoso
Cultura Brasília 17/05/2024 - 08:49 História Hoje História Hoje sexta-feira, 17 Maio, 2024 - 08:49 135:00
Fonte: Agência Brasil