A Câmara Municipal de Delmiro Gouveia criou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar fatos ocorridos na gestão do ex-prefeito Eraldo Cordeiro, o Padre Eraldo, que é, - por acaso - pré-candidato ao cargo nas eleições deste ano.
A portaria de criação da CPI foi assinada pelo presidente da Câmara, vereador Marcos Antônio.
Conforme o documento, a Comissão visa investigar a ausência de recolhimento de contribuições previdenciárias, a prática de compensações indevidas perante a Receita Federal pelo Município, nos exercícios de 2018, 2019 e 2020, além de pagamentos a um instituto responsável pela elaboração de concursos públicos e processos seletivos simplificados.
Serão apuradas possíveis "violações a princípios administrativos, lesão ao erário e possível enriquecimento ilícito de servidores ou terceiros, no âmbito da Administração Municipal".
O requerimento para criação da CPI foi aprovado em Plenário no dia 9 deste mês. A comissão será composta pelos vereadores Jamil Cordeiro de Araújo Filho (MDB); George Lisboa Júnior (MDB); Edna Gomes Bernardo (MDB); Everton Henrique Barbosa Rocha (PT); e Jaelson Pereira Leite (PSB).
A portaria com a criação da CPI foi publicada no Diário Oficial dos Municípios desta quinta-feira (16).