COB faz doações e dá suporte a atletas olímpicos do Rio Grande do Sul

Atletas olímpicos brasileiros que atuam no Rio Grande do Sul estão recebendo apoio do Comitê Olímpico Brasileiro enquanto não retomam suas atividades, paralisadas por causa das enchentes no estado.

COB faz doações e dá suporte a atletas olímpicos do Rio Grande do Sul

Atletas olímpicos brasileiros que atuam no Rio Grande do Sul estão recebendo apoio do Comitê Olímpico Brasileiro enquanto não retomam suas atividades, paralisadas por causa das enchentes no estado.

O COB já fez uma doação de R$ 100 mil para ajudar os atletas e está acompanhando de perto as condições de treinamento desses esportistas, alguns já classificados e outros em vias de classificação para os Jogos Olímpicos neste ano em Paris.

Em algumas modalidades, o COB está ajudando no planejamento de saída de Porto Alegre para outras cidades. As alternativas que alguns já estão usando para sair de Porto Alegre é ir de carro para Florianópolis e de lá pegar um voo para outras cidades.

O COB pagará passagens aéreas, hospedagem e alimentação dos atletas no período que estiverem nestas cidades.

A judoca Jéssica Lima, por exemplo, irá para São Paulo onde fará treinamento até o final de maio. Já a nadadora Viviane Jungblut chegou ao Rio no último domingo, dia 12, e embarca no próximo dia 19 para Copa do Mundo na Itália.

As ginastas Andreza Lima, Rafaela Severo Oliva e Luiza de Souza Abel chegarão ao Rio de Janeiro nesta quarta-feira (15) para treinar no Centro de Treinamento do COB até a próxima sexta e depois seguem para a disputa do Campeonato Pan-americano, na Colômbia.

Mas também houve caso de desistência da disputa para os Jogos Olímpicos. Essa foi a decisão tomada pelo remador Piedro Tuchtenhagen, do Grêmio Náutico União, que está atuando nos resgates e recebimento de doações no Rio Grande do Sul.

"A decisão de abrir mão do pré-olímpico foi conjunta, minha e do meu parceiro, o Evaldo. A gente entrou num consenso, pensou junto nisso, que não era o momento da gente disputar essa vaga, e sim ficar aqui no Rio Grande do Sul para ajudar nossas famílias. Então, esse era o momento da gente só dar uma postergada no nosso sonho olímpico e ficar aqui ajudando a nossa família e amigos, que é o que mais precisa no momento".

Há ainda planos de apoio para os treinadores Kiko Klazer de águas abertas, Antônio Carlos Kiko Pereira, do judô, Adriana Alves, da ginástica e Martha Rocha, da vela, além da fisioterapeuta Angel Souza.

O COB realiza também campanha de doação de água junto aos colaboradores. O Ministro do Esporte, André Fufuca, encaminhou esta semana um ofício ao Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, solicitando a liberação de cinco mil cestas básicas a serem entregues aos atletas gaúchos de todas as modalidades esportivas e paradesportivas.

© Pedro Piegas/PMPA

Esportes Rio de Janeiro 14/05/2024 - 19:22 Roberto Piza / Fran de Paula Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional COB chuvas Rio Grande do Sul atletas Olimpíadas 2024 terça-feira, 14 Maio, 2024 - 19:22 163:00