Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia Geral

Brasil lidera deslocamentos por desastres naturais na América do Sul

Mais de 700 mil brasileiros ao longo do ano de 2022 precisaram se deslocar, a maior parte devido a enchentes.

Imagem de destaque da notícia

Mais de 700 mil brasileiros ao longo do ano de 2022 precisaram se deslocar, a maior parte devido a enchentes. Os dados são da Organização Internacional para Migrações, agência que integra os sistemas da ONU.

Mas os números podem aumentar ainda mais em 2023 e 2024 em função dos eventos climáticos extremos registrados no período. A tragédia climática no Rio Grande do Sul que afetou mais de 400 municípios, até esta quarta-feira (8), já registrava mais de 66 mil pessoas em abrigos e mais de 163 mil desabrigadas.

Na avaliação de Claudio Angelo, coordenador de política internacional do Observatório do Clima, a extensão, densidade populacional e geografia do Brasil, além do despreparo para lidar com os efeitos das mudanças do clima, explicam os números crescentes desses deslocamentos.

Além de registar o maior número de migrantes, o Brasil também está entre os países da América Latina que mais acolhem solicitantes de asilo, ao lado do Peru, México e Costa Rica.

O estudo alerta que a região enfrenta desafios relacionados à degradação ambiental, desastres e mudança climática, agravando a situação de vários países que já passam por conflitos e violência.

Claudio Ângelo pontua que essa situação tende a se tornar muito mais grave à medida em que o número de imigrantes por desastres climáticos cresce.

O coordenador de política internacional do Observatório do Clima explica que não dá mais para evitar os eventos extremos com o nível de aquecimento global contratado nas últimas décadas. O especialista avalia que é preciso construir resiliência.

Segundo o relatório da Organização Internacional para Migrações, os venezuelanos continuaram sendo a maior população deslocada entre fronteiras no mundo em 2022. São mais de 7 milhões de refugiados venezuelanos e migrantes deslocados em todo o mundo. O Brasil acolheu cerca de 400 mil cidadãos do país vizinho

© Mauricio Tonetto / Secom

Meio Ambiente Em 2022, mais de 700 mil brasileiros precisaram se deslocar Rio de Janeiro ONU: Ásia foi região mais afetada por desastres climáticos em 2023 Custo de catástrofes naturais mais do que duplicou desde os anos 1980 Brasil teve 1.161 desastres naturais em 2023 09/05/2024 - 21:39 Roberto Piza / Liliane Farias Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional ONU desastres climáticos quinta-feira, 9 Maio, 2024 - 21:39 199:00

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis