Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia Geral

TRE-AL cassa mandatos de todos os vereadores de Porto Real do Colégio

Porto Real do Colégio, cidade alagoana na divisa com Sergipe, teve todos os vereadores cassados nesta segunda-feira (6), em decisão unânime pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Imagem de destaque da notícia

Porto Real do Colégio, cidade alagoana na divisa com Sergipe, teve todos os vereadores cassados nesta segunda-feira (6), em decisão unânime pelo Tribunal Regional Eleitoral.

De acordo com o relator do processo, desembargador Sérgio de Abreu Brito, mais da metade dos votos dados aos candidatos a vereador foram anulados desde 2020, quando ocorreram as eleições municipais. De acordo com dados do TSE, dos cerca de 12 mil votos para vereador, quase 9 mil foram invalidados.

O TSE esclarece que votos nulos e brancos não têm poder de anular uma eleição, mas o artigo 224 do Código Eleitoral prevê a realização de nova eleição, caso a nulidade atinja mais da metade dos votos. A nulidade, no caso, é quando for constatada coação, fraude ou abuso de poder econômico nas eleições.

Em 2022 e 2023, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu anular todos votos recebidos pelo MDB e pelo Progressista para o cargo de vereador em Porto Real do Colégio, por constatar que os partidos usaram candidaturas femininas fictícias, burlando a cota de gênero.

Com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral, todos os mandatos e diplomas da Câmara do município alagoano de 20 mil habitantes ficam suspensos. O TRE de Alagoas também determinou que seja realizada eleição suplementar no próximo dia 9 de junho.

© Câmara Municipal Porto Real Colégio/Divulgação

Geral Decisão se deve à anulação de quase três quartos dos votos de 2020 São Luís - MA 07/05/2024 - 12:58 Ana Lúcia Caldas - Marizete Cardoso Gabriel Corrêa - repórter da Rádio Nacional TRE Alagoas Vereadores Mandatos terça-feira, 7 Maio, 2024 - 12:58 85:00

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis