Os ex-prefeitos Rui Palmeira (PSD) e Cícero Almeida (PDT) estão se preparando para disputar uma das 27 cadeiras de vereador por Maceió, nas eleições deste ano. Rui, que já foi prefeito da capital alagoana por dois mandatos consecutivos (2013-2016 e 2017-2020), se lançou novamente no cenário político após algumas decisões do seu partido. Depois de assumir os cargos de deputado estadual, federal e prefeito, o obstáculo dele é conquistar o quociente eleitoral para garantir a vaga no Legislativo.
Enquanto Cícero Almeida, após ser absolvido de algumas acusações, busca reconstruir a imagem política em Maceió. Com uma carreira política extensa e múltipla, ele ocupou os cargos de vereador, deputado estadual, prefeito e deputado federal, que o tornou uma figura conhecida na cidade. Além disso, Almeida também é comunicador e tem experiências na rádio, que o aproximou do público alagoano, por isso ele pode ser uma forte opção para a Câmara Municipal.
Os pré-candidatos estão utilizando das suas experiências anteriores para convencer a população. Rui fala do seu histórico político com entrega de moradias populares, investimento em infraestrutura e progressos na educação pública. Em contrapartida, Cícero afirma que o seu retorno ao cenário político é uma oportunidade de "voltar a fazer o bem" e, assim, reforçar o compromisso e a defesa dos interesses do povo.