A "Operação Verão" celebra o fim da temporada sem ocorrências com turistas e banhistas, principalmente nas áreas de grande fluxo de pessoas, em Alagoas. A ação começou em novembro de 2023 e foi realizada pelas forças de segurança e salvamento.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) coordenou as atividades desempenhadas pelo Corpo de Bombeiros Militar e pelas Polícias Militar, Civil e Científica. Os militares foram destinados para locais como Maragogi, São Miguel dos Milagres, Paripueira, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Roteiro e Piranhas.
O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, comemorou o resultado obtido. "Não tivemos nenhuma ocorrência de crimes violentos letais intencionais. Isso é um passo importante para que cada vez mais turistas venham curtir as belezas naturais de Alagoas, com a garantia de tranquilidade que nossos efetivos possibilitam", afirmou o gestor.
Ele também salientou que, desde a chegada ao território alagoano, de forma integrada com outras forças estaduais e federais, as equipes estiveram à disposição para solucionar possíveis problemas.
Durante os cinco meses, segundo dados do Comando Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), não foram registradas ocorrências envolvendo turistas. No período, conforme escala, a PM empregou mais de dez mil agentes, que foram distribuídos em 1.645 guarnições de serviço.