Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Maceió

Alfredo Gaspar tem nome cogitado para a prefeitura de Maceió ainda em 2024

Nome do deputado começa a circular mais uma vez nos bastidores e teria apoio da direção nacional do União Brasil

Imagem de destaque da notícia

Espalhou-se como rastilho de pólvora (e com igual efeito explosivo) a notícia de que o deputado Alfredo Gaspar (União) estaria novamente namorando uma candidatura a prefeito de Maceió ainda em 2024. Lembrando que para isso, basta o seu desejo - não há impedimento legal pois não há desincompatibilização pela lei.

Gaspar estreou como político na eleição de 2020, ainda como calheirista, e sofreu uma virada no segundo turno, perdendo para o atual prefeito JHC. Mas soube conduzir bem a própria imagem, alinhando-se à direita conservadora e sendo eleito em 2022 o segundo deputado mais votado do estado - atrás apenas de Arthur Lira.

A informação que corre é a de que até a sinalização positiva do seu partido, o União Brasil, já teria sido garantida. Outro indício, dado ainda na janela partidária, foi a exoneração, a pedido, do seu filho Carlos Mendonça Neto da secretaria de habitação de Maceió, sem muitas explicações.

O deputado mantém-se em silêncio, até então. Mas em declarações anteriores (inclusive uma ao programa Na Mira da Notícia em 2023) também já declarou de forma enfática que não disputaria a eleição em Maceió e apoiaria JHC.

Nos bastidores, a cogitação do nome do deputado para as eleições deste ano é vista como um "aviso" ao grupo que circunda em torno do prefeito JHC, e tem relação com a escolha do seu vice. Como aliado de Arthur Lira, Gaspar seria o "plano B" do presidente da câmara em caso do prefeito não escolher um dos seus para a função.

A entrada do deputado na disputa majoritária não seria um embate confortável para nenhum dos dois - nem Alfredo, nem JHC. Ao deputado, poderia significar uma segunda derrota em Maceió, o que pode deixá-lo "marcado" eleitoralmente. Para o prefeito, pode sepultar as chances de uma vitória em primeiro turno.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis