Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Desenvolvimento Social

Paulo Dantas relembra que Alagoas já tirou 100 mil pessoas da extrema pobreza

Governador participou da abertura do ano legislativo na Assembleia e destacou ações de combate à fome

Edvan Ferreira/Agência Alagoas
Edvan Ferreira/Agência Alagoas

Durante a abertura do ano legislativo na Assembleia, nesta quinta-feira (15), o governador Paulo Dantas relembrou que Alagoas tirou mais de 100 mil alagoanos da extrema pobreza, segundo dados do IBGE. Além disso, Paulo destacou uma série de medidas adotadas para combater a fome e enfatizou o crescimento econômico atrelado à redução da violência e o fortalecimento do turismo, que bateu recordes de visitantes, voos e ocupação hoteleira. Para o ano de 2024, foram apresentados os projetos com foco na geração de emprego e renda, na qualificação profissional e na inclusão social, além da prestação de contas dos excelentes resultados na segurança pública.


"Nossa política de combate à fome já deu os primeiros resultados, onde, segundo o IBGE, mais de 100 alagoanos foram retirados da extrema pobreza. Mas não estamos satisfeitos. Sempre fomos cientes do difícil desafio que é pôr fim a esta mazela presente em nossa história. E, para acabar com ela, lançamos o Alagoas Sem Fome. Nele, além do CRIA, do Cartão Escola 10 e do Leite do Coração, temos dois restaurantes populares que oferecem cerca de 5 mil refeições por dia e vamos inaugurar mais dois restaurantes, um no Jacintinho e outro em Arapiraca", enfatizou.



Em seu discurso, o governador traçou um panorama das conquistas do último ano e projetou investimentos em áreas estratégicas para o desenvolvimento do estado, destacando o compromisso do governo com o combate à pobreza e a promoção do desenvolvimento social. Paulo detalhou que já cumpriu 46% das promessas feitas em 2022 e que o trabalho no Estado segue em ritmo acelerado, muito com recursos próprios, mas que, ao lado do presidente Lula, o Estado vai "tocar grandes obras" por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

RESULTADOS

O governador também abordou o crescimento do turismo em Alagoas, que, segundo ele, se consolidou como um dos principais motores da economia local. "No ano passado, batemos recordes de visitação e investimentos no setor. Em 2024, vamos trabalhar para fortalecer ainda mais o turismo alagoano, gerando emprego e renda para a nossa população", disse. "Foram criadas 11 mil vagas de formação e 3.500 delas já foram preenchidas, colocando mais pessoas para trabalhar no setor, e de forma qualificada, nas mais diferentes funções", apontou ao explicar os resultados da Escola do Turismo.

Os números positivos das entregas na Saúde também estiveram presentes na mensagem. "Na saúde, nesses dois anos, entregamos o Hospital do Coração e o novo Hemoal na parte alta. Zeramos a fila do cateterismo, ofertamos mais de 2 milhões de exames e cirurgias em 2023. Entregamos um ambulatório de oftalmologia, no Metropolitano, e de tratamento da endometriose, no Hospital da Mulher", afirmou. "Ainda este ano, vamos inaugurar o Hospital Regional do Médio Sertão, em Palmeira dos Índios; o Hospital do Idoso, em Maceió; e UPAs de Marechal Deodoro, Coruripe, e Rio Largo", acrescentou.


Em relação à segurança pública, Paulo destacou a redução dos índices de criminalidade no estado, resultado de investimentos em tecnologia, inteligência e policiamento ostensivo. "Alagoas segue reduzindo os índices de criminalidade mês a mês e hoje tivemos uma coletiva de imprensa para apresentar a redução de 37,5% de mortes violentas intencionais somente durante o período carnavalesco e, pelo terceiro ano consecutivo, não registramos feminicídios", afirmou o governador.

Participaram da solenidade o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Victor; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Tourinho; o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto; o futuro PGJ, procurador Lean Araújo; o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Fernando Toledo; o deputado federal Luciano Amaral; o prefeito de Batalha, Wagney Dantas; o desembargador Fábio Ferrário; e deputados e secretários estaduais.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis