Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Braskem

Decisão sobre caso Braskem na Holanda deve sair no segundo semestre

Nesta quinta-feira (15), a Justiça ouviu o grupo de vítimas que entrou com a ação, além da petroquímica

Imagem de destaque da notícia

Após um dia de audiência na Corte do Distrito de Roterdã, na Holanda, é esperado que a decisão sobre o caso Braskem seja sentenciada somente no segundo semestre deste ano. Nesta quinta-feira (15), a Justiça ouviu o grupo de vítimas que entrou com a ação, além da petroquímica, que tem sua sede europeia localizada no país.

A previsão para a sentença foi feita pelo Defensor Público Ricardo Antunes Melro, que acompanha a situação das vítimas em Alagoas e apresentou um relatório produzido pela defensoria para colaborar com o tribunal holandês. "Saí com uma boa impressão. Excelentes advogados. Nosso relatório foi bastante citado. Espero que ajude a levar justiça para essas vítimas, pois elas merecem uma indenização justa e a Braskem uma punição adequada. A sentença deve sair depois do verão daqui, ou seja, após julho", analisou.

A OAB/AL também participou da audiência por meio de seu presidente, Vagner Paes. Segundo ele, o processo é bastante formal e a próxima fase é a designação de uma data para que seja proferida a sentença. "A expectativa é que possa ser definida a responsabilidade da empresa e realizada a justiça em todas as instâncias e tribunais. Participamos na condição de observadores. Durante a audiência, foram levantados pontos centrais, como responsabilidade das subsidiárias da Braskem na Holanda, abrangência do acordo celebrado no Brasil, os tipos de danos sofridos, entre outros pontos levantados pelas partes", disse ele.

O senador Renan Calheiros (MDB) utilizou suas redes sociais para pedir justiça e aproveitou para citar a criação da CPI da Braskem, já instalada no Senado. O colegiado enfrenta resistência por parte da ala governista para ser, de fato, efetivada na Casa. "A Justiça da Holanda começou a analisar o processo de indenização das 9 vítimas que acionaram a Braskem fora do país. A empresa tem sede europeia em Roterdã. No Brasil, as ações também começam a andar e uma CPI foi criada. Esperamos nada além, nada aquém de justiça", escreveu.


Protesto

As vítimas, atingidas pelas atividades de mineração da Braskem, realizaram um protesto em frente à Corte de Roterdã antes do início da audiência. Eles seguraram faixas com os dizeres: 'Braskem afundou nossos sonhos (Braskem sank our dreams); assuma a responsabilidade, não nossas casas (take responsability, not our homes)'.

Inconformados com a situação que vêm passando há anos, os moradores ingressaram com uma ação judicial junto ao Tribunal da Holanda, em 2020, buscando uma indenização por danos morais e materiais, em virtude das perdas sofridas com a destruição de casas e o consequente deslocamento das famílias para outros imóveis, além do constrangimento sofrido.

Uma das reclamantes, Maria Rosângela Ferreira da Silva, explica por que decidiu levar o caso à Europa. "Estamos recorrendo aos tribunais holandeses porque, depois de Deus, essa é a nossa única esperança. Nossa esperança está na Holanda, não há justiça no Brasil - estamos literalmente afundados, estamos arrasados, porque quem manda aqui é a Braskem, por isso recorremos à Holanda", revelou.


Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis