Estado

ALERTA: Helvio Auto registra aumento de 31% em casos de HIV/Aids

Alta de casos é em relação ao ano de 2022 e traz preocupação para especialistas

Por Com assessoria em 08/02/2024 às 09:31:04

ALERTA: Helvio Auto registra aumento de 31% em casos de HIV/Aids

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ci√™ncias da Saúde de Alagoas (Uncisal), apontou um crescimento no número total de novos casos de HIV/AIDS que chegaram ao serviço em 2023. São mais 370 contra 281 em 2022, o que corresponde a um acréscimo de 31,6%.

No Serviço de Assist√™ncia Especializada (SAE) do Hospital Helvio Auto, que é o ambulatório que oferece tratamento regular para diversas doenças infectocontagiosas, a predomin√Ęncia dos novos casos é em indivíduos do sexo masculino, que correspondem a 67% dos novos casos; j√° as mulheres correspondem a 33% do total de novos casos.

A faixa et√°ria mais atingida pelo aumento é entre os 20 e os 34 anos, com incid√™ncia de 40% dos novos casos. Segundo Lygia Antas, coordenadora do ambulatório de doenças infectocontagiosas do Helvio Auto, essa faixa et√°ria é justamente aquela que representa uma maior resist√™ncia no uso do preservativo.

"Por mais que as pessoas pensem que j√° se falou muito sobre o assunto, temos que pensar que essa faixa et√°ria não acompanhou o desenrolar da pandemia de Aids, nem viu os casos famosos de muita repercussão. É uma geração que cresceu sem receio da doença, por isso, é necess√°rio levar o tema às escolas, abord√°-lo em propagandas e discuti-lo em instituições e espaços de conviv√™ncia dos jovens", explicou Lygia Antas.


Comunicar erro
Estado 02

Coment√°rios