Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Brasil

Gasolina e diesel ficam mais caros a partir desta quinta; veja novos preços

É o primeiro reajuste do ICMS após mudança no modelo de cobrança

O preço da gasolina e do diesel irão ficar mais caros nesta quinta-feira. | Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O preço da gasolina e do diesel irão ficar mais caros nesta quinta-feira. | Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A partir desta quinta-feira (1º), abastecer o veículo e cozinhar ficarão mais caros. O Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tributo cobrado pelos estados, vai subir para a gasolina, o diesel e o gás de cozinha. O aumento reflete a decisão de vários estados de reajustar o ICMS para os produtos em geral para compensar perdas de receita.

Na maior parte dos casos, os estados elevaram as alíquotas gerais de 18% para 20%. Como os combustíveis seguem um sistema diferente de tributação, os reajustes serão com valores fixos em centavos. O aumento foi aprovado em outubro pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), órgão que reúne os secretários estaduais de Fazenda. Esse é o primeiro reajuste do ICMS após a mudança do modelo de cobrança sancionado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em março de 2022.

Anteriormente, o ICMS incidia conforme um percentual do preço total definido por cada unidade da federação. Agora, o imposto é cobrado conforme um valor fixo por litro, no caso da gasolina ou do diesel, ou por quilograma, no caso do gás de cozinha.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis