Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Brasil

Procurador de Justiça de SP deve assumir Secretaria Nacional de Segurança Pública

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Luiz Sarrubbo, está prestes a assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública no Ministério da Justiça, durante a gestão de Ricardo Lewandowski.


Foto: Reprodução internet

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Luiz Sarrubbo, está prestes a assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública no Ministério da Justiça, durante a gestão de Ricardo Lewandowski. Sarrubbo teve uma reunião reservada com Lewandowski e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, na semana passada. Agora, ele está acertando os detalhes do cargo e aguardando o anúncio oficial da equipe que o acompanhará ao Ministério da Justiça. Caso seja confirmado como secretário nacional de Segurança Pública, Sarrubbo deve levar para a pasta seu estilo de combate firme ao crime organizado. Durante seus mandatos como procurador-geral de Justiça, ele fortaleceu o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, que tem como foco organizações envolvidas com tráfico de drogas e armas, lavagem de dinheiro e corrupção.

A expectativa é que Sarrubbo leve essa experiência para a Secretaria Nacional de Segurança Pública, que tem como função auxiliar o ministro na implementação da Política Nacional de Segurança Pública e dos Programas Federais de Prevenção Social e Controle da Violência e Criminalidade. O secretário também é responsável por promover a integração das forças policiais nos Estados e definir metas de combate à criminalidade. Atualmente, a pasta é chefiada por Francisco Tadeu Barbosa de Alencar, ex-deputado federal. Caso a saída de Sarrubbo da Procuradoria-Geral de Justiça se concretize, o cargo será assumido interinamente por Fernando José Martins, decano do Conselho Superior do Ministério Público de São Paulo.

O mandato de Sarrubbo como procurador-geral de Justiça termina em abril, quando serão realizadas as eleições internas para escolher uma lista tríplice de candidatos à sua sucessão. Caberá ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) escolher um dos nomes indicados pelos pares. Atualmente, três procuradores estão na disputa: Paulo Sérgio Oliveira e Costa, José Carlos Cosenzo e Antônio Carlos da Ponte. Paulo Sérgio e Cosenzo são apoiados por Sarrubbo, enquanto Da Ponte representa a oposição. Se aceitar o cargo no Ministério da Justiça, Sarrubbo terá que se aposentar do Ministério Público. Ele atua no órgão há mais de 30 anos. Durante sua gestão implementou a política da Tríplice Vertente de combate às organizações criminosas, que visa enfrentar o crime organizado, a lavagem de dinheiro e a corrupção de agentes públicos. Além disso, Sarrubbo é professor de direito penal, lecionou em diversas instituições e possui uma coleção de medalhas de participação em corridas.

Jovem Pan

Brasil Política Crime Organizado Mário Luiz Sarrubbo Ministério Da Justiça Ministério Público De São Paulo Secretaria Nacional De Segurança Pública Segurança Pública

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!