Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

MEIO AMBIENTE

Braskem retoma atividades emergenciais em área afetada pela mineração

Foto: Arquivo TNH1
Foto: Arquivo TNH1

Após ser notificada pela Defesa Civil de Maceió, a Braskem retomou as atividades emergenciais nas áreas que foram afetadas pela mineração. As atividades haviam sido paralisadas diante do risco iminente de colapso da mina 18, que acabou cedendo no dia 10 de dezembro.

Ao TNH1, a Braskem informou que algumas ações já foram restabelecidas. Entre elas, os trabalhos de zeladoria, manutenção de equipamentos e vigilância patrimonial. Outras atividades, como as demolições de edificações, que foram solicitadas pela Defesa Civil municipal, estão em fase preparatória.

"A Braskem informa que já iniciou a retomada das atividades emergenciais e prioritárias definidas pela Defesa Civil na área de desocupação. Algumas ações já foram restabelecidas como, por exemplo, vigilância patrimonial, zeladoria e manutenção de equipamentos. Outras estão em fase preparatória, como a demolição de edificações solicitada pela DCM, entre outras. Todos os trabalhos seguem protocolos de segurança. A empresa esclarece ainda que para a área de resguardo os acessos continuam restritos, mediante autorizações específicas da Defesa Civil e com a aplicação de protocolos de segurança próprios para a área", disse a mineradora.

Antes das atividades serem paralisadas por conta do risco de colapso, as áreas afetadas pela mineração estavam passando por demolições de emergência. A encosta do Mutange, região que fica próxima à mina 18, também passava por um processo de estabilização.

A Defesa Civil de Maceió justificou a solicitação para o retorno das atividades emergenciais a partir dos recentes dados da rede de monitoramento na região, que mostram uma diminuição considerável no deslocamento vertical da mina 18. Ainda segundo o órgão, o nível operacional de alerta, emitido antes do colapso, foi reduzido para o nível de atenção.

Em nota (veja abaixo), a Defesa Civil de Maceió informou que todas as atividades devem ser retomadas seguindo os critérios de segurança.

"A Defesa Civil informa que diante do atual cenário relacionado à mina 18, reduziu o nível operacional de alerta para atenção e, recomendou à Braskem a retomada de atividades nos bairros afetados pelo afundamento do solo tais como: demolições emergenciais, segurança privada e manutenção dos equipamentos de monitoramento. Todas essas atividades devem ser retomadas seguindo os critérios de segurança já estabelecidos", explicou o órgão.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis