Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Mundo

COP-28: Lula deve participar de 26 compromissos oficiais em um intervalo de 32 horas

Entre esta sexta-feira, 1°, e sábado, 2, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve cumprir uma “maratona” de eventos durante sua passagem pela COP-28, conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) em que os países tratam do combate à emergência climática causada pelo aquecimento global.

Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet

Entre esta sexta-feira, 1°, e sábado, 2, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve cumprir uma “maratona” de eventos durante sua passagem pela COP-28, conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) em que os países tratam do combate à emergência climática causada pelo aquecimento global. Ao todo, são 26 compromissos oficiais em um intervalo de 32 horas. Nesta sexta estão programados 16 eventos, sendo a maioria reuniões bilaterais com chefes de Estado. Entre as autoridades europeias, Lula se encontra com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, com o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Com cada um deles, Lula deve tratar da efetivação do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia que, segundo o Itamaraty, segue sem conclusão.

O presidente brasileiro também vai se reunir com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e com o presidente de Israel, Isaac Herzog, com quem deve tratar sobre soluções para o conflito contra o Hamas na Faixa de Gaza. A última reunião bilateral do dia é com o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, com quem debaterá o conflito com a Venezuela, que reivindica a região de Essequibo, que corresponde a mais da metade do território guianense. Por conta desta disputa territorial encampada pelo regime venezuelano, o Brasil já reforçou a presença de militares na fronteira com os dois países vizinhos.

*Com informações do repórter André Anelli

Fonte: Jovem Pan

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis