Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Alagoas

Cultivar Água: programa do IMA propõe revolucionar gestão da água nas escolas públicas de Alagoas

Ascom IMA
Ascom IMA

Com o intuito de levar boas práticas ambientais às escolas, o programa Cultivar Água, desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA), está implementando uma verdadeira revolução na gestão da água nas escolas de Alagoas. O programa introduz a prática de ações sustentáveis relativas ao ciclo da água por meio de diversos procedimentos, como descarte e reuso conscientes da água, além do projeto fossa jardim, um sistema sustentável e de baixa emissão de carbono, quando comparada à fossa séptica convencional. Além disso, esse sistema protege a qualidade da água e fortalece os sistemas agrícolas.

O programa foi lançado em janeiro de 2022 e está presente em 90 escolas das redes públicas municipal e estadual de 28 municípios, incluindo Maceió. O Cultivar Água também tem como objetivo analisar e monitorar a oferta da água, além de ampliar a reflexão sobre o ciclo da água nas escolas e nas residências. O programa também propõe levar o desenvolvimento sustentável a unidades familiares, ampliar o sistema de saneamento, transformar o local de destinação e elaborar projetos específicos em cada unidade escolar.

O programa está agora na segunda etapa. "Essa segunda fase define os meios de intervenção para a água que será destinada à irrigação das plantas medicinais do Espaço Pedagógico Horta Medicinal e para a produção de óleos essenciais. Além disso, é o momento em que ocorre a implementação de mais ações na etapa de reuso de "águas cinza", que são originadas de atividades domésticas", explica o consultor ambiental do IMA, Meraldo Rocha, responsável pelo programa.

Além de realizar práticas assertivas direcionadas ao uso da água, o programa elabora reflexões de conscientização por meio de uma abordagem pedagógica. Para isso, são desenvolvidas pelo programa exposições e palestras que possibilitam o entendimento da proposta em sua totalidade. Como segundo passo, nesse mesmo momento, ocorre a realização de uma oficina para a construção e início dos projetos específicos de cada parceiro.

Parcerias - No último dia 25, o IMA, em parceria com a Secretaria da Primeira Infância (Cria), lançou o Cultivar Água Cria Vida. O projeto direciona práticas sustentáveis às creches Cria, além de promover a formação dos profissionais das instituições a se alinharem às práticas conscientes desenvolvidas pelo projeto, que é um dos desdobramentos do programa Cultivar Água.

O Cultivar Água possui vários parceiros, entre eles, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo do programa das Expedições Científicas do Baixo São Francisco. Alguns cursos da universidade estão integrados ao programa, como engenharia química, que irá contribuir com tecnologias de tratamento de águas servidas, além de atuar no campo da produção de óleos essenciais, e farmácia, que tem promovido projetos de extensão relacionados ao programa.

Alguns dos municípios que já receberam o Cultivar Água foram Atalaia, Rio Largo, Arapiraca, Palmeira dos índios, Belém, Marechal Deodoro, Rio Largo, Penedo, Branquinha, Anadia, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.

De acordo com Meraldo Rocha, a participação das prefeituras tem ampliado o número de escolas e a melhoria da gestão das ações. "O Cultivar Água está sendo reconhecido nacionalmente e tem gerado uma demanda de pedidos de transferência metodológica", contou.

O programa conta com a parceria do Instituto Rui Barbosa, Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas do Estado (TCE-AL), Ministério Público do Trabalho (MPT), Assessoria de Planejamento Estratégico (Asplage) Núcleo de Defesa do Patrimônio Público (Nudepat), Núcleo de Defesa da Educação, Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop), (Cria) e Ufal.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis