Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Projeto Social

Projeto "Vozes e Cores" oferece psicoterapia inclusiva para população negra e LGBTQIAPN+ em Maceió

O objetivo é oferecer acesso gratuito a tratamento psicológico especializado

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O projeto "Vozes e Cores", idealizado pelos psicólogos Allysson Lessa Santos (CRP 15/4678) e Clarissa Gomes de Lima Barros (CRP 15/4281), está trazendo uma nova perspectiva para a prestação de serviços de saúde mental em Maceió. Com o objetivo de proporcionar um espaço de acolhimento e apoio especializado à população negra e LGBTQIAPN+ em situação de vulnerabilidade social, o projeto busca não apenas oferecer tratamento psicológico, mas também criar uma rede de apoio e representatividade.

Origens do projeto

Para entender como o projeto "Vozes e Cores" começou, conversamos com os idealizadores. Allysson Lessa Santos compartilhou sua motivação: "O projeto 'Vozes e Cores' é, na verdade, um sentimento antigo que fala muito sobre o direito à vida. E foi exatamente isso o que me motivou a pensar em um espaço em que a vida seja vista como algo de muito valor em toda a sua diversidade, modo de ser e existir."

O desejo de acolher outras pessoas e criar um ambiente que permitisse o desenvolvimento humano em toda a sua potencialidade sempre esteve presente em Allysson. No entanto, ele sentiu a necessidade de unir forças com outros profissionais que compartilhassem os mesmos interesses e ideais. Foi então que, em uma conversa com a psicóloga Clarissa Gomes, surgiu a coragem para dar esse passo.

Clarissa acrescentou: "Particularmente, Allysson deu voz a um desejo que também já vinha me inquietando. Eu abri espaço na minha agenda para alguns atendimentos a mulheres negras no valor social como uma prática antirracista, onde podemos dar acesso, voz e pertença a essas pessoas que muitas vezes sofrem diversos tipos de violência e não conseguem acompanhamento psicológico adequado."

A finalidade do projeto

O intuito do projeto "Vozes e Cores" é servir como uma ponte, oferecendo acesso a tratamento psicológico especializado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o projeto busca realizar acompanhamento psicológico com empatia e consideração pelos processos subjetivos das vivências das minorias, que muitas vezes enfrentam microviolências quando buscam ajuda profissional.

Público-alvo

O projeto visa atender a população LGBTQIAPN+ e negra que esteja em situação de vulnerabilidade social. Seu objetivo principal é dar voz a esses grupos e criar um espaço seguro para compartilhar suas experiências e desafios.

Como participar

Para participar do projeto, os interessados devem preencher um formulário que ajudará a avaliar seu perfil e suas necessidades. O acesso ao formulário pode ser obtido entrando em contato através do Instagram (@allyssonlessa) ou WhatsApp (82.99691-5400) dos profissionais.

Como funcionará

Após o contato, uma pessoa especializada avaliará o perfil do interessado e encaminhará para as melhores condições de atendimento, que podem ser online ou presenciais. Os atendimentos podem ser gratuitos ou com valores sociais, dependendo da avaliação inicial e das disponibilidades de horários.

Impacto na saúde mental

O projeto "Vozes e Cores" acredita que seu trabalho terá um impacto direto no aspecto emocional dos participantes. Ao oferecer um acompanhamento psicológico ético e político, com empatia e atenção aos processos subjetivos, a iniciativa busca romper com a ideia de uma clínica neutra e impessoal, promovendo relações saudáveis, identificação, trocas e representatividade.

Além dos psicólogos Allysson Lessa Santos e Clarissa Gomes de Lima Barros, o projeto conta com a colaboração de outros profissionais da área, como Carolyna Morgana, Moisés Cláudio, Juliana Yabe e Madson Barreto, que se uniram para escutar, dar voz e colorir a vida da população negra e LGBTQIAPN+ em Maceió.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis