Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

espaçonave

Índia envia espaçonave para estudar o centro do Sistema Solar

Depois de realizar um pouso bem-sucedido na Lua, a missão Chandrayaan-3, a Índia enviou uma espaçonave para estudar o centro do Sistema Solar.

Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet

Depois de realizar um pouso bem-sucedido na Lua, a missão Chandrayaan-3, a Índia enviou uma espaçonave para estudar o centro do Sistema Solar. A nave Aditya-L1 conseguiu sair da “esfera de influência da Terra”, de acordo com a Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO). A missão, que terá duração de quatro meses, leva instrumentos científicos para observar as camadas mais externas do Sol. A Aditya-L1, que significa Sol em hindi, já percorreu cerca de 920 mil quilômetros desde o seu lançamento em setembro deste ano, o que representa metade do caminho planejado. Nesse ponto, a espaçonave já não está mais sob a influência gravitacional da Terra. A ISRO informou que essa é a segunda vez consecutiva que a agência consegue enviar uma nave espacial para fora da esfera de influência da Terra, sendo a primeira vez com a missão Mars Orbiter.

Diferentemente dos Estados Unidos e da Agência Espacial Europeia (ESA), que lançaram missões em órbita no centro do sistema solar, a Índia será o primeiro país asiático a orbitar o Sol caso a missão Aditya-L1 seja bem-sucedida. Japão e China já lançaram suas próprias missões de observação solar, mas a partir da órbita da Terra. No dia 23 de agosto deste ano, a Índia fez história ao se tornar o primeiro país a pousar uma nave espacial no polo sul da Lua com a missão Chandrayaan-3. Além disso, se tornou o quarto país a enviar uma sonda de forma controlada ao satélite terrestre, seguindo os Estados Unidos, a União Soviética e a China. O robô Pragyan, que saiu da sonda, inspecionou a área circundante, mas foi desligado antes do início da noite lunar. Os cientistas indianos esperavam reativar o veículo com o retorno da luz solar, mas até o momento não receberam nenhum sinal de rádio. A missão Aditya-L1 representa mais um passo importante para a Índia na exploração espacial e na busca por conhecimentos sobre o centro do Sistema Solar.

Fonte: Jovem Pan

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis