Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Justiça

Conselho Nacional de Justiça passa a acompanhar ação em defesa da comunidade do Flexal em Maceió

Observatório também acompanha processos relacionados aos desastres nas barragens em Brumadinho e Mariana e o incêndio na Boate Kiss

Após pedido da Defensoria Pública, Observatório de Causas de Grande Repercussão do CNJ passa a acompanhar ação em defesa da comunidade do Flexal Após pedido da Defensoria Pública, Observatório de Caus
Após pedido da Defensoria Pública, Observatório de Causas de Grande Repercussão do CNJ passa a acompanhar ação em defesa da comunidade do Flexal Após pedido da Defensoria Pública, Observatório de Caus

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) atendeu ao requerimento da Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) e incorporou ao Observatório de Causas de Grande Repercussão (OCGR) o processo que visa obter revisão de cláusulas do acordo homologado pela Justiça Federal entre a Braskem e as entidades públicas em relação ao bairro do Flexal.

O observatório tem como finalidade fornecer respostas à sociedade em casos de grande repercussão no Brasil, com a elaboração de estudos e proposição de medidas concretas para aprimorar o Sistema Nacional de Justiça, tanto extrajudicial quanto judicial, a fim de enfrentar situações de alta complexidade, grande impacto e significativa repercussão social, econômica e ambiental.

Além do processo sobre o risco de desastre geológico causado pela mineradora Braskem em Maceió, o observatório também acompanha processos relacionados aos desastres nas barragens em Brumadinho/MG e Mariana/MG, a Chacina em Unaí/MG, o Incêndio na Boate Kiss em Santa Maria/RS, dentre outros.

Na manhã desta quarta-feira (13), moradores do bairro do Flexal participam de um protesto, impedindo a entrada de veículos na região de atuação da Braskem, no bairro do Bebedouro, e pedindo realocação dos moradores e indenização.

Indenizações justas e realocação

Em outubro de 2022, a Braskem fechou um acordo com a Prefeitura de Maceió, o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público Estadual (MPE) e a Defensoria Pública da União (DPU) em relação à situação dos moradores de Flexais de Bebedouro e da Rua Marquês de Abrantes, que sofrem devido ao isolamento socioeconômico causado pelo desastre geológico provocado pela mineradora. O valor da indenização para os que aderirem ao acordo foi fixado em 25 mil reais por todos os danos sofridos para cada família, com quitação integral para a Braskem.

A Defensoria Pública, provocada pela população, após colher documentos oficiais apontando que quase 80% da população queria realocação e que antropólogos também apontaram que essa era a solução adequada, ingressou com ACP visando rever a homologação do acordo com a anulação de cláusulas e justa indenização individualizada para todos as vítimas da Braskem. O processo está em trâmite na 3ª vara federal em Maceió.

O TNH1 entrou em contato com a Braskem para saber o posicionamento, deixando espaço aberto para resposta.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis