Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Alagoas

Justiça decreta ilegalidade da greve dos servidores estaduais da Educação


Servidores em greve durante panfletagem na Praça da Assembleia, no Centro de Maceió Servidores em greve durante panfletagem na Praça da Assembleia, no Centro de Maceió | Foto: Cortesia / Sinteal

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) determinou que os servidores da educação que aderiram ao movimento grevista retornem às atividades e estabeleceu uma multa de cinco mil reais por dia ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) no caso de descumprimento. A decisão é do desembargador Orlando Rocha Filho e foi assinada e disponibilizada digitalmente nessa quinta-feira (24).

Na ação, o Governo "sustentou que o movimento é ilegal e abusivo, não tendo observado os preceitos estabelecidos pelo Art. 14, da Lei nº. 7.783/1989, o que permite o desconto dos dias não trabalhados, principalmente por se tratar de serviço essencial".

O desembargador, no entanto, não acolheu o pedido do Governo de descontar os dias não trabalhados dos salários dos servidores que aderiram ao movimento. O Sinteal, segundo informado no processo, também não observou o prazo de 72 horas de antecedência ao comunicar a decisão da paralisação das atividades.

A greve foi iniciada nessa quinta-feira (24) e acontece para reivindicar o percentual do piso da educação de 14,95% entre outras pautas da categoria. No mesmo dia, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou à imprensa que,apesar da paralisação, as aulas nas escolas de todo o estado seriam mantidas.

Procurado pelo TNH1, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas informou que ainda não foi notificado e que desconhece a decisão. "Até o momento, não recebemos nenhuma notificação, se isso de fato aconteceu, é por uma conduta antidemocrática do governo Paulo Dantas, que percebeu uma força intensa dos profissionais da Educação, que em todo o estado paralisaram as atividades cobrando valorização", rebateu o presidente do Sinteal, Izael Ribeiro.

Conforme a programação do Sinteal, nesta sexta (25) estão sendo realizadas visitas de mobilização nas escolas do interior do estado. A agenda prevê ainda novas visitas na segunda (28) em escolas da capital e atos nos bairros Jacintinho Beneditos Bentes, nos dias 29 e 30, respectivamente. A assembleia de avaliação do movimento grevista foi marcada para o dia 1º de setembro, na sede do Sinteal, no bairro Farol.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!