Na sexta (10), foi inaugurada a reforma e ampliação do Fórum Professor José Cavalcanti Manso, localizado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
O prof. Dr. Glauco Monteiro Cavalcanti Manso, tio do ex-vereador de Maceió e presidente da Associação dos Servidores da Justiça de Alagoas (Aserjus), Robert Manso, fez um discurso homenageando o pai, José Cavalcanti Manso, durante a inauguração (veja na íntegra ao final da matéria).
Ao Emergência 190, Robert Manso agradeceu ao desembargador Fernando Tourinho, atual presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) pela obra.
Veja o discurso abaixo:
Excelentíssimo Senhora Professora Dra. Eliane Aparecida Holanda Cavalcanti, Magnífica Vice-Reitora da Universidade Federal de Alagoas, na pessoa de quem saúdo todos os Docentes da Ufal.
Excelentíssimo Senhor Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Desembargador Dr. Fernando Tourinho de Omena Souza, na pessoa do qual saúdo todos os Magistrados e Advogados do Estado de Alagoas.
Demais autoridades, Servidores e Discentes aqui presentes, Minhas Senhoras, meus Senhores. Quis o destino que eu estivesse nesta solenidade de inauguração da reforma e ampliação deste magnífico edifício, denominado Edifício Prof. José Cavalcanti Manso, em homenagem ao meu saudoso Pai, edificado pelo poder Judiciário do Estado de Alagoas, com o objetivo de possibilitar aos acadêmicos do Curso de Direito da Universidade Federal de Alagoas a integração plena dos estudos teóricos com a prática, enriquecendo, destarte, o aprendizado dos futuros bacharéis em Direito no exercício dessa magna e relevante profissão.
Neste simbólico momento em que represento a família do homenageado - meu Pai, Professor Dr. José Cavalcanti Manso, volto o olhar para os meus dois irmãos - Dr. Wagner Monteiro Cavalcanti Manso - Odontólogo e Médico com atuação em Alagoas e Dr. Orlando Monteiro Cavalcanti Manso, de saudosa memória, que seguiu os passos de nosso genitor, ingressando no curso de Direito desta Universidade e, posteriormente, aprovado em concurso público para a magistratura do Estado de Alagoas.
Aliás, foi o Desembargador Dr. Orlando Monteiro Cavalcanti Manso que, durante sua passagem pela Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas, inaugurou o antigo edifício aqui construído e que, hoje, está
completamente reestruturado e modernizado, revestido de uma beleza impecável, obra realizada pelo Tribunal de Justiça de Alagoas, tendo como Presidente o Desembargador Dr. Fernando Tourinho de Omena Souza.
Este magnifico edifício continuará vibrante, pois possibilitará aos jovens estudantes da Faculdade de Direito da UFAL o desenvolvimento e necessário aprimoramento do saber jurídico, aliado à prática do exercício da
advocacia.
A família de meu Pai - Prof. Dr. José Cavalcanti Manso, aqui representada por filhos, netos e bisnetos, recebe com muita honra e profunda gratidão essa significativa homenagem.
O professor José Cavalcanti Manso nasceu no antigo distrito de Pindoba - à época Município de Viçosa - Alagoas, em 28 de fevereiro de 1913, onde passou sua infância e início da adolescência respirando o ar puro
dos verdes campos de nosso ambiente rural, recebendo os primeiros ensinamentos escolares preparatórios para ingressar no ensino secundário, conforme estabelecido pelo Ministério da Educação à sua época. O professor José Cavalcanti Manso teve sua vida marcada pelo exercício da docência, tanto no ensino médio como no ensino superior.
No ensino médio foi professor e diretor da Escola Técnica de Comércio de Alagoas, exercendo, também, as funções de Professor da Escola Agrotécnica em Satuba-AL. Exerceu o cargo de Procurador Geral da Prefeitura de Maceió, onde teve destacada atuação no meio jurídico da capital do Estado de Alagoas. Exerceu, ainda, profissionalmente, a Advocacia em diversos municípios de Alagoas. Durante sua vida profissional fundou e foi o primeiro diretor da Faculdade de Ciências Econômicas de Alagoas, a qual, posteriormente, foi integrada à Universidade Federal de Alagoas como Instituição de Ensino Superior fundadora desta renomada Universidade.
Na Universidade Federal de Alagoas integrou, por diversos períodos, o Conselho Universitário da UFAL, onde sempre teve destacada atuação, admirado pelos servidores, corpo docente e discente. Como reconhecimento
pela sua atuação como docente a Universidade Federal de Alagoas outorgou-lhe o título de Professor Emérito!
O Professor José Cavalcanti Manso durante sua vida docente não foi apenas um repassador de conhecimentos, mas e sobretudo, um filósofo na área educacional do ensino superior, com o pensamento voltado para o aprimoramento do ensino nas Faculdades integrantes da Universidade
Federal de Alagoas.
De acordo com sua filosofia de vida, inspirada na filosofia de Sêneca - notável filosofo da época dos imperadores romanos - assim se expressava: "a sabedoria e a virtude são a meta da vida moral, o único bem imortal que possuem os mortais!"
Caríssimos Senhores e Senhoras - Esses eram os princípios éticos que nortearam a vida do Professor
José Cavalcanti Manso.
Muito obrigado!
Prof. Dr. Glauco Monteiro Cavalcanti Manso
Docente da UFAL e filho do homenageado.
Discurso de saudação ao homenageado - Professor José Cavalcanti Manso - proferido na conclusão da reforma e ampliação do Fórum Regional da Universidade Federal de Alagoas - Edifício Professor José Cavalcanti Manso, em 10 de janeiro de 2025, no Campus Universitário A. C. Simões - UFAL, Maceió-AL