Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Maceió

Adolescente morreu vítima de meningite tuberculosa e não viral, esclarece hospital

Reprodução/Rede Social
Reprodução/Rede Social

O Hospital Escola Doutor Helvio Auto (HEHA) comunicou, nesta sexta-feira, 18, que o adolescente Ruan Weslley Correia dos Santos, de 15 anos, morreu vítima de meningite tuberculosa, também conhecida como Tuberculose no Sistema Nervoso Central (SNC). Anteriormente, a unidade de saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e havia confirmado que Ruan tinha contraído meningite viral, devido ao primeiro exame feito pelo jovem, porém após novo diagnóstico, a equipe médica constatou que o adolescente estava com o outro tipo de meningite.

Ruan estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do HEHA, onde deu entrada no dia 18 de julho, e teve a morte confirmada quase um mês depois, na noite de terça-feira, 15. O hospital destacou, na ocasião, que o menino deu entrada com "fortes suspeitas" de meningite viral, e foi iniciado o tratamento para a doença. Porém, ao longo da internação, um novo exame foi realizado, já que o adolescente não respondeu bem ao primeiro tratamento, e ele mostrou infecção de meningite tuberculosa.

Veja a nota:

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto HEHA, unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), confirma que o diagnóstico do paciente menor de idade R. W. C. S. de 15 anos, que faleceu na última terça na UTI do HEHA é meningite tuberculosa, também conhecida como Tuberculose no Sistema Nervoso Central (SNC).

O exame inicial do liquor, na admissão do paciente, apontou meningite viral e prontamente foi iniciado o tratamento. Como o adolescente não teve uma boa resposta clínica, foi repetido o exame de punção de liquor, que desta vez evidenciou características de meningite tuberculosa.

O tratamento específico para tal doença foi iniciado, mas após alguns dias o paciente evoluiu com complicações graves e foi transferido para UTI.

Tais complicações são sistêmicas e secundárias da doença, como choque séptico e pneumonia, que por fim, levaram ao falecimento do jovem.

O Hospital Escola Dr. Hélvio Auto se coloca à disposição para prestar qualquer informação que possa dirimir dúvidas a respeito do caso.

O que é a meningite tuberculosa - A meningite tuberculosa é uma infecção das membranas que envolvem o sistema nervoso central pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis. Ela é causada quando este bacilo entra no hospedeiro por inalação de gotículas e crescem dentro dos pulmões, eventualmente disseminação para os gânglios linfáticos locais.

Em caso de sistema linfático debilitado, ele passa para o sangue e espalha para todo o corpo, resultando na formação de focos nas meninges que crescem, se rompem e se espalham causando comprometimento do sistema nervoso.

Ruan foi sepultado na quarta (16) - Ruan estudava na Escola Estadual Tavares Bastos, no Farol, que disponibilizou um ônibus para que outros alunos pudessem se despedir do colega. O sepultamento aconteceu às 16h de quarta-feira, no cemitério Parque das Flores, na Avenida Durval de Góes Monteiro, no Canaã.

"É com profundo pesar que lamentamos a perda do nosso querido aluno Ruan Weslley Correia dos Santos, que partiu deixando um vazio em nossos corações. Nossas sinceras condolências à família e amigos neste momento difícil. Que encontrem conforto nas lembranças e no amor que deixou como legado", diz a mensagem do grêmio estudantil compartilhada no perfil da escola.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Maceió informou que as unidades de saúde estão abastecidas com as vacinas Meningococica C e Meningococica ACWY, que protegem contra tipos bacterianos de Meningite. Para outros tipos de meningite como a viral, não contam com vacina disponível pelo SUS.

O que diz a Seduc - Já a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que presta assistência aos familiares da vítima, como também acionou o serviço de saúde para a suspensão das atividades na unidade na quarta-feira. Porém, os ensinos foram retomados na quinta-feira, 17, pois não há indício de risco de contágio no local. Veja a nota abaixo:

"A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa já prestar a assistência necessária aos familiares do estudante Ruan Weslley Correia, aluno da Escola Estadual Tavares Bastos que foi diagnosticado com meningite e veio a falecer em razão de complicações da doença.

A Seduc informa também já ter acionado o serviço de saúde para as providências que o caso requer, suspendendo as atividades na referida unidade de ensino nessa quarta-feira (16).

As aulas foram retomadas nesta quinta, seguindo orientação da Vigilância Epidemiológica. Não há notícia de contágio na escola em questão".

Casos de meningite em 2023 - Em apenas seis meses, Maceió registrou mais da metade dos casos de meningite confirmados em 2022. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital alagoana. De acordo com o órgão, entre janeiro e junho deste ano, foram registrados 21 casos — doze a menos que o número total registrado em 2022 (33).

Ainda em junho deste ano, uma bebê de apenas 1 ano morreu após contrair a doença. A criança e o irmão, um menino de três anos, foram supostamente infectados após passarem o fim de semana com os pais, usuários de drogas em recuperação, na Casa de Passagem São Vicente de Paulo, no Jaraguá. Ao retornarem para casa, durante a semana, os irmãos apresentaram sintomas mais graves da doença.

No último dia 10, a Escola Municipal Petrônio Viana, que fica localizada no Benedito Bentes, na parte alta de Maceió, também suspendeu temporariamente as aulas após um aluno do 4º ano ser diagnosticado com meningite. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed). Não há informações sobre o estado de saúde da criança diagnosticada com a doença.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis