A Polícia Civil divulgou, na tarde desta quinta-feira (29), imagens de como ficou o interior do Museu da História da Medicina de Alagoas, após o local ser arrombado e furtado por criminosos.
Os registros (veja abaixo) mostram um cenário completo de destruição na parte de dentro do museu, que funciona na Rua Barão de Anadia, no Centro de Maceió. Além de furtarem mais de 500 itens de instrumentos cirúrgicos, os criminosos destruíram cadeiras, portas, sofás, ar-condicionados, mesas e obras. Eles ainda ainda furtaram aparelhos eletrônicos do local.
Também na tarde de hoje, a Polícia Civil já havia divulgado dois suspeitos do crime foram detidos e encaminhados à Central de Flagrantes, porém o material furtado não foi encontrado com eles.
O prédio onde funciona o museu está fechado para reforma e não contava com segurança nos últimos 30 dias. A administração não sabe ao certo a data do arrombamento.
Em entrevista ao TNH1, o médico Fernando Gomes, presidente da instituição, disse que é incalculável o prejuízo da ação criminosa. "O museu foi destruído. Aqui mantemos um dos mais interessantes museus de medicina do Brasil. São peças do século XIX e início do século XX, um rico compilado da história da medicina brasileira, referência não só em entre os alagoanos. É incalculável o valor financeiro e tamanho desse prejuízo para a história", lamentou.