Neste ano, no Dia Internacional da Mulher, a Polícia Civil de Alagoas resolveu homenagear todas as delegadas, escrivãs, agentes e demais funcionárias que atuam na Instituição, na pessoa da delegada Aureni Santos Moreno.
Ela foi a primeira mulher a exercer a direção do Departamento Central de Policia Civil (DECEPOC), hoje denominado Delegacia Geral, no ano de 1991, sendo o posto de comando mais alto na PC alagoana.
A mulher sempre esteve presente na história da Polícia Civil de Alagoas. No primeiro concurso público realizado, em 1976, já abriu espaço para as mulheres na Instituição, sendo criado o quadro de polícia feminina, que depois passaram a ser agentes de polícia. Algumas chegaram a ser delegadas de Polícia Civil, a exemplo de Aureni Moreno.
A gestão atual da Delegacia Geral, comandada pelo delegado-geral Paulo Cerqueira, sempre inseriu a figura feminina no corpo diretivo da Polícia Civil de Alagoas, a exemplo do cargo de delegado-geral adjunto, que é exercido pela delegada Kátia Emanuelly, representando todas as demais mulheres nas delegacias distritais, especializadas, regionais, chefias de cartório, de operação e diretoria, entre outros postos de comando.
Que o exemplo de trabalho, dedicação, amor e serviço prestado à Instituição, e à sociedade, por Aureni Moreno, sirvam para inspirar as delegadas, escrivãs e agentes que fazem parte do quadro da PC alagoana.
Neste 8 de março, parabéns para todas as mulheres.