Com a aproximação do Dia das Mães, que será comemorado neste domingo (14), lojistas e empreendedores aproveitam para criar atrativos para os consumidores, apostando em ofertas e combinações para aumentar as vendas.
Neste ano, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta uma redução de 4,1% em todo o Brasil para o período.
Porém, em Maceió, as expectativas são positivas, de acordo com Alexsandro Geraldo, diretor da Aliança Comercial: as lojas do Centro da capital têm uma estimativa de crescimento de 8 a 10% em relação ao mesmo período do ano passado.
Alexsandro conta que a Aliança Comercial está se preparando para a data com diversas iniciativas para atrair os consumidores: "Além de promoções e descontos, os centros comerciais estão realizando sorteios e distribuindo brindes aos clientes. O horário de funcionamento também será estendido para atender a demanda da data".
Ele conta que o Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio de Maceió, assim como em todo o país. A data é considerada a segunda melhor para o varejo, atrás apenas do Natal.
"O impacto econômico é significativo, movimentando diversos setores da economia, como comércio, serviços, turismo e indústria. A data costuma gerar um aumento nas vendas de produtos relacionados a presentes, como roupas, calçados, acessórios, cosméticos e perfumes, entre outros", detalhou o consultor empresarial.
Além disso, muitos restaurantes e estabelecimentos de alimentação também aproveitam a data para oferecer opções especiais de cardápio para celebrar com a família.
Perspectiva nacional
Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas do varejo deve ser de R$ 13,17 bilhões, ante os R$ 13,73 bilhões de 2022. Se confirmado, o valor será o menor nos últimos três anos.
Vendas menores significam também menos empregos temporários criados. Em 2022 foram abertas 23,7 mil vagas, número que deve ser reduzido para 21,9 mil.