Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Segurança

Ataques no Rio Grande do Norte continuam nesta sexta-feira (17)

Imagem de destaque da notícia

Quarto dia dos ataques no Rio Grande do Norte. O estado recebe nesta sexta-feira (17) novos reforços na segurança para combater as ações criminosas que acontecem em pelo menos 39 cidades nos últimos dias.

Chegaram no estado mais 60 policiais militares, sendo 30 da Paraíba e 30 do Ceará. Três helicópteros, sendo um da Polícia Federal, um da Polícia Militar cearense e outro da Polícia Militar paraibana também irão ajudar nas operações de combate aos ataques criminosos no estado. Outros 90 PMs da Força Nacional e mais 30 policiais penais federais devem desembarcar no estado ainda nesta sexta-feira (17). Cem agentes da força nacional já estão trabalhando de forma ostensiva apoiando as ações da Segurança Pública potiguar desde a quarta-feira.

Um dos primeiros resultados práticos foi uma operação realizada hoje pela manhã pela Força Tarefa composta pela Polícia Federal, Polícia Civil e a Polícia Militar, que cumpriu 30 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão nos municípios de Natal, Parnamirim e Nísia Floresta.

O objetivo principal é justamente desarticular uma organização criminosa que atuava com tráfico de drogas no litoral sul potiguar. Segundo as investigações, o dinheiro do tráfico de drogas e assaltos era repassado para José Kemps Pereira de Araújo, apontado como um dos chefes da facção criminosa, preso desde de janeiro e que agora cumpre pena no Presídio Federal de Mossoró. Ele é apontado como um dos mandantes dos ataques.

Em ações paralelas, o balanço atual da Secretaria de Segurança Pública potiguar informa que foram presos 93 suspeitos e apreendidas 20 armas de fogo, 62 artefatos explosivos e 23 galões de gasolina. Um dos presos é suspeito de participação de um incêndio de dois veículos em um Parque Eólico, que fica na cidade de São Miguel do Gostoso.

Na Paraíba, outros dois criminosos que cumprem pena em presídios do estado, são suspeitos de também ordenarem os ataques no Rio Grande do Norte e, por isso, foram colocados em regime de isolamento.

E os ataques continuaram entre a noite de quinta-feira (16) e a madrugada desta sexta-feira (17). Em Natal, 14 motos utilizadas por agentes de trânsito foram incendiadas por volta das 19h30 desta quinta-feira (16), no pátio da Secretaria Municipal da Mobilidade Urbana.

Já em São Gonçalo do Amarante, um incêndio atingiu um depósito de medicamentos da sede da Prefeitura na madrugada desta sexta-feira (17). Ninguém ficou ferido, mas a Gestão Municipal fala em um prejuízo em torno de R$ 10 milhões. A Prefeitura informou que o incêndio comprometeu o estoque de medicamentos, insumos e a estrutura do prédio. Até o momento, ninguém foi preso. No município de São Vicente, um veículo do Conselho Tutelar que estava guardado dentro da delegacia da cidade foi incendiado

E a rotina dos cidadãos do estado continua alterada. Nos municípios da região metropolitana as aulas continuam suspensas e os serviços hospitalares continuam voltados para urgência e emergência. A coleta de lixo domiciliar em Natal foi retomada com apenas 30% do serviço e com escolta da guarda municipal.

O transporte coletivo na Região Metropolitana de Natal está apenas com uma frota emergencial, causando impacto direto, principalmente no setor de serviços e comércio, dificultando a chegada dos trabalhadores aos seus locais de serviço. O esperado é que essa frota emergencial só circule até as 19h.

O setor hoteleiro informa que pacotes vendidos para o fim de semana e para o restante de março vem sendo cancelados.

Segurança São Luís (MA) 17/03/2023 - 14:33 Nádia Faggiani / Guilherme Strozi Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional ataques Rio Grande do Norte Força Nacional sexta-feira, 17 Março, 2023 - 14:33 225:00

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis