O agora ex-secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, agradeceu ao governador Paulo Dantas (MDB) o período em que ficou no cargo, já tido como o mais longevo da história de Alagoas, e revelou que precisava oxigenar a carreira, levando em consideração que atua na política fiscal há 30 anos. No Ministério dos Transportes, ele deve assumir uma secretaria executiva, bem diferente do trabalho que vinha exercendo no governo do Estado.
Quando teve a oportunidade para discursar, ele aproveitou para se despedir e fazer um resumo das ações que desenvolveu e os avanços que conquistou no período de 2015 a 2022, enquanto esteve no comando da equipe econômica da gestão Renan Filho (MDB) e de Paulo Dantas.
Ele disse que encontrou um cenário fiscal desastroso. "A organização financeira do Estado era muito ruim. Não havia realidade contábil. Éramos o quinto mais endividado do País e o mais pobre, com todos os indicadores sociais negativos. A dívida com fornecedores era em torno de 15% da receita líquida. O governo estourava os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal", sintetizou Santoro.
Na apresentação que fez, elencou a profissionalização da Sefaz, com a realização de concurso público que tornou o quadro mais técnico e competente. E comemorou a notícia, veiculada recentemente, de que a dívida de Alagoas foi a que mais caiu no período em que ele esteve na liderança.
"O Estado é um dos 12 do País com precatórios quitados. Aqui, fizemos 10 mil nomeações de concursados no período, e isso só foi possível graças a quatro reformas previdenciárias que implementamos", reforçou.
Ele agradeceu ao ex-governador e agora ministro dos Transportes, Renan Filho, e enalteceu o desempenho de Renata Santos, com quem trabalha desde 2007, que vai sucedê-lo na titularidade da Sefaz. Na oportunidade, ainda destacou a capacidade técnica de Gabriel Alpino, que assume a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).
"Trabalho com Fazenda há 30 anos e estava muito desgastado. Agora, em outra missão, em Brasília, vou oxigenar a carreira, mas estarei sempre à disposição para ajudar o Estado de Alagoas", promete.