Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

valor

Em discurso ao Congresso, Biden volta a defender taxação de empresas e indivíduos ricos


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, destacou na noite de terça-feira (7) os números positivos da economia americana e voltou a defender o aumento da taxação de empresas e indivíduos mais ricos, ao falar ao Congresso no discurso sobre o Estado da União. Biden enfatizou o baixo desemprego, com uma taxa de desocupação de apenas 3,4%, a menor em 50 anos, e a criação de 800 mil empregos na indústria manufatureira, no “ritmo mais rápido em 40 anos".

O americano disse ainda que a democracia do país está “inabalada”, além de ter alertado a China sobre ameaças à soberana dos EUA.

Em seu pronunciamento, Biden ressaltou que grandes empresas lucrativas pagam pouco ou nada em impostos no país. “Eu sou capitalista, mas pague sua parte justa”, disse ele. “O sistema tributário não é justo. Não é justo.” Ele também tratou da proposta de um imposto mínimo sobre bilionários, que tentou e não conseguiu avançar no Congresso no ano passado. “Nenhum bilionário deveria pagar uma taxa de imposto mais baixa do que um professor ou bombeiro”, disse ele, sob aplausos dos democratas.

A proposta de imposto mínimo exigiria que pessoas com patrimônio líquido superior a US$ 100 milhões calculassem sua renda adicionando ganhos de capital não realizados. Então, dessa base maior, eles teriam que pagar pelo menos 20%. É improvável que a Câmara controlada pelos republicanos aprove esse plano. Biden, porém, deve continuar a falar sobre o tema, enquanto procura maneiras de conter a pressão dos republicanos para reduzir os déficits orçamentários com cortes de gastos.

O presidente também lembrou dos pacotes de ajuda ao setor manufatureiro para a geração de empregos e a atração de empresas estrangeiras produtoras de semicondutores para o território americano. É uma forma de mitigar os problemas das cadeias de suprimentos surgidos na pandemia, uma tentativa de depender menos da China.

O pacote de estímulo à infraestrutura também foi lembrado pelo presidente. “Sempre fomos os líderes na construção de infraestrutura. Estamos construindo rodovias, portos, gerando empregos.” Ele apontou os esforços de sua administração para que esses projetos usem materiais fabricados nos Estados Unidos, de vidros a placas de gesso. “Existem 13 milhões de trabalhadores industriais nos Estados Unidos. Após um declínio acentuado nos primeiros meses da pandemia de covid-19, o emprego industrial aumentou e ultrapassou os níveis pré-pandemia no verão passado.”

Biden também fez um alerta para a China. Disse que tem o compromisso de trabalhar com o país asiático no que for possível para fazer avançar os interesses americanos e beneficiar o mundo. “Mas não se enganem. Se a China ameaçar a nossa soberania, nós vamos agir para proteger o nosso país.”, afirmou Biden. Os comentários ocorrem depois de o Pentágono ter derrubado no sábado o que seria um “balão espião” da China, aumentando as tensões entre os dois países.

Valor Invest

Valor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!