Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

valor

Lucro da Hyundai mais que dobra no 4º trimestre com forte pressão por veículos elétricos


O lucro operacional da Hyundai Motor mais que dobrou no quarto trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior, informou a empresa nesta quinta-feira, uma vez que a montadora sul-coreana fortalece sua linha de veículos elétricos (VEs) no mercado global.

O lucro operacional da Hyundai saltou 119,6%, para 3,4 trilhões de won (US$ 2,8 bilhões) no período de outubro a dezembro ante igual éríodo do ano anterior, com receita saltando 24,2%, para 38,5 trilhões de won.

O lucro líquido da empresa, por sua vez, aumentou 143,8%, para 1,7 trilhão de won nos três meses em bases anuais.

Ante o trimestre anterior, o lucro operacional aumentou 116,5%, enquanto a receita cresceu 2,2%.

O resultado superou um consenso de mercado que previa que o lucro operacional da empresa chegaria a 3 trilhões de won e receita de 38,1 trilhões de won. A FnGuide, uma empresa de pesquisa, coletou dados de 17 corretoras.

"Achamos que as montadoras coreanas podem emergir de uma desaceleração para uma posição mais forte em relação a seus concorrentes, dada a forte linha de modelos e a demanda reprimida esperando para ser entregue", disse Angela Hong, analista da Nomura, em nota no início deste mês.

Os resultados mais recentes surgem no momento em que a Hyundai desfruta do aumento das vendas de veículos elétricos e do lançamento de novos modelos em mercados-chave, incluindo os EUA e a Europa. A empresa pretende aumentar suas vendas globais de veículos elétricos, incluindo o mercado doméstico, em seis vezes, para 840 mil veículos em 2026, dos 140 mil vendidos em 2021.

A Hyundai, que em conjunto com a afiliada Kia forma a quinta maior montadora do mundo, também está garantindo suas cadeias de suprimentos para a produção de veículos elétricos, cooperando com fabricantes de baterias. A Hyundai e a LG Energy Solution da Coreia do Sul lançaram uma joint venture na Indonésia em 2021 e planejam produzir baterias para veículos elétricos a partir do ano que vem.

Mas a Hyundai enfrenta desafios nos EUA, seu principal mercado, já que o governo do presidente Joe Biden oferece créditos fiscais para veículos elétricos, mas apenas para veículos fabricados no país.

Para cumprir a política de Washington, a Hyundai iniciou a construção de sua primeira fábrica de veículos elétricos nos EUA no ano passado, com planos de fabricar veículos no Estado da Geórgia a partir de 2025.

Valor Invest

Valor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!