Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Ibovespa cai sob pressão de ataques em Brasília

Imagem de destaque da notícia
Ações de Petrobras operam em alta, acompanhando o movimento do petróleo no mercado internacional O Ibovespa iniciou o pregão desta segunda-feira com volatilidade, oscilando entre os campos negativo e positivo. A pressão baixista vem dos ataques realizados ontem em Brasília por bolsonaristas radicais, que invadiram o Planalto, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF). Já o impulso altista é causado pelas ações ligadas a commodities, que operam no campo positivo após a China dar novos passos para a reabertura. As ações PN da Petrobras avançam 0,72% e as ON ganham 1,15%, seguindo a alta do petróleo no mercado internacional; Vale ON sobe 0,15%. Já os papéis do setor bancário apresentam queda em bloco.

Por volta das 11,05, o Ibovespa caía 0,56%, aos 108.355 pontos, com máxima intradiária de 109.238 pontos e mínima de 108.134 pontos. O volume de negócios projetado para o índice no dia era de R$ 18,00 bilhões.

Os ataques em Brasília pressionam a bolsa – os eventos causam insegurança para o investidor, em especial o estrangeiro. Há pouco, o Ishares MSCI Brazil ETF (EWZ), principal fundo de índice do mercado brasileiro em Nova York, operava em queda na casa de 1%.

“Apesar das incertezas em torno da política econômica do novo governo, o bom funcionamento do mercado requer primeiramente um ambiente institucional estável”, afirma a Guide Investimentos em boletim.

Ao longo do dia, investidores devem monitorar os próximos passos tanto das autoridades quanto dos bolsonaristas extremistas. Possíveis bloqueios ou atos em rodovias ficam no radar.

Por outro lado, ações de commodities com peso relevante na formação do índice, como Vale ON (+0,32%), Petrobras PN (+0,63%), Petrobras ON (+1,08%) e Gerdau PN (+1,75%), operavam em alta. Os papéis eram impulsionados pela reabertura das fronteiras da China pela primeira vez em quase três anos. Com isso, o petróleo Brent opera em alta na casa dos 3%, levando papéis como PetroRio ON (+2,16%) e 3R Petroleum ON (+2,08%) a figurarem entre os avanços mais expressivos do índice no pregão.

B3

Divulgação

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis