Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia Geral

Plataforma auxilia nos cuidados com a saúde mental na Antártica

Baixar Tocar Uma plataforma inovadora, desenvolvida em um projeto da Universidade Federal Fluminense, na Antártica, pode ser uma aliada importante para avaliar e dar assistência à saúde mental de pessoas em condições de isolamento.

Imagem de destaque da notícia

Baixar

Uma plataforma inovadora, desenvolvida em um projeto da Universidade Federal Fluminense, na Antártica, pode ser uma aliada importante para avaliar e dar assistência à saúde mental de pessoas em condições de isolamento.

A pesquisa vem sendo desenvolvida há 5 anos no continente gelado, em que o frio intenso e o isolamento extremo são desafiadores para a resistência física e mental dos que precisam trabalhar lá.

Pesquisadores criaram um aplicativo, de nome SaúdeAntar-IA, que combina inteligência artificial, telemedicina e suporte remoto para quem está em expedições no continente.

O aplicativo possibilita a coleta de dados diários, em tempo real, sobre sono, humor e sentimentos. Com uma interface interativa, auxiliada por inteligência artificial, o usuário pode obter orientações imediatas em questões emocionais, médicas e farmacológicas.

O coordenador do estudo, professor Jairo Werner, destaca que a plataforma também serve para o teleatendimento e que o objetivo dela não é fazer diagnósticos, mas sim identificar situações específicas de vivência de cada pessoa e prestar auxílio.

Jairo Werner observa que em situações extremas de isolamento ter uma assistência é importante para desenvolver formas de resiliência.

O pesquisador ainda destaca que além dos desafios tecnológicos, operacionais e de conectividade, na implantação de um sistema digital em um dos lugares mais inóspitos do planeta, há também barreiras em relação à adesão das pessoas à pesquisa.

A pesquisa faz parte do Proantar, Programa Antártico Brasileiro, que é patrocinado pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e pelo CNPQ, para promover o desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação no continente.

© Marcello Casal Jr/Agência Brasi

Saúde O aplicativo SaúdeAntar-IA foi desenvolvido pela UFF Rio de Janeiro 25/12/2024 - 11:23 Bianca Paiva - Marizete Cardoso Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional aplicativo SaúdeAntar-IA saúde mental Antártica quarta-feira, 25 Dezembro, 2024 - 11:23 3:30

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis