Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

MDB se reúne com negociadores de Lula para definir ministérios no novo governo

Imagem de destaque da notícia
Governador de Alagoas por dois mandatos e eleito senador, Renan Filho é considerado nome certo na montagem ministerial de Lula Integrantes da cúpula do MDB se reunirão hoje, às 15 horas, com negociadores do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para definir o espaço a ser ocupado pelo partido no novo governo.

O MDB pleiteia ao menos dois ministérios para contemplar sua base no Congresso Nacional. Renan Filho (AL) é o indicado pela bancada do partido no Senado para comandar o Ministério das Cidades.

O deputado José Priante (PA) é o nome da bancada emedebista da Câmara, com a possibilidade de chefiar o Ministério de Minas e Energia. Priante é primo do governador reeleito do Pará, Helder Barbalho, que está em alta conta com petistas, tendo participado do grupo de transição e acompanhado Lula na COP-27.

Além disso, o MDB do Pará terá nove deputados em 2023, sendo a maior bancada regional do partido.

Há ainda a senadora Simone Tebet, indicada pela direção do MDB para ser ministra do Desenvolvimento Regional. O PT, contudo, quer manter a pasta, que gerencia programas sociais de alcance, como o Bolsa Família, sob seu poder.

Governador de Alagoas por dois mandatos e eleito senador, Renan Filho é considerado nome certo na montagem ministerial de Lula. A promessa foi feita pelo presidente eleito a Renan Calheiros, pai de Renan Filho e ex-presidente do Senado por quatro vezes.

A primeira proposta petista foi para que Renan Filho ocupasse o Ministério do Planejamento - a princípio, uma possibilidade vista com simpatia, já que ele é economista de formação e fez uma gestão elogiada no Estado.

O MDB, contudo, não recebeu bem a possibilidade, já que se trata de um ministério de formulação, sem “capacidade de entrega” de obras nos municípios e visibilidade política. Por isso, o partido solicitou ministérios responsáveis por atividades-fim, como Cidades, Transportes, Portos ou Integração Regional.

Segundo o futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa, boa parte dos ministros de Lula deve ser anunciada amanhã.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis