Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Punições pela autorregulação do consignado voltam a subir e chegam a 1.040 em outubro, diz Febraban

Imagem de destaque da notícia
Até o momento, 999 correspondentes bancários foram advertidos ou tiveram suas atividades suspensas e 41 perderam o direito de exercer a atividade em definitivo Voltou a subir em outubro o número de medidas administrativas aplicadas a correspondentes bancários em razão do descumprimento das regras da Autorregulação para o Consignado, segundo divulgado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Foram aplicadas 24 medidas administrativas no mês, sendo 12 advertências e 12 suspensões temporárias.

O número de punições é maior do que o registrado no mês anterior, quando 14 medidas administrativas foram aplicadas. Com isso, sobe para 1.040 o volume total de punições a correspondentes desde o início das regras, em janeiro de 2020.

Até o momento, 999 correspondentes bancários foram advertidos ou tiveram suas atividades suspensas e 41 perderam o direito de exercer a atividade em definitivo.

“Os bancos comprometidos com o consumidor e com as boas práticas continuarão punindo as irregularidades que lesam o cidadão e prejudicam a imagem de todo o setor. Por meio da Autorregulação conseguimos aperfeiçoar a oferta de crédito consignado no País e preservar os direitos dos consumidores”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban.

“Continuamos atuando com transparência e firmeza para coibir abusos e garantir aos consumidores que seus direitos sejam respeitados”, diz Sílvia Scorsato, presidente da Associação Brasileira de Bancos (ABBC).

Em outubro, também subiram os pedidos de bloqueio telefônico na plataforma Não me Perturbe, por meio da qual os consumidores podem proibir que instituições financeiras e correspondentes bancários façam contato proativamente para oferecer crédito consignado.

Entre 2 de janeiro de 2020 e 6 de dezembro de 2022, 3.502.563 solicitações de bloqueios de telefone para o recebimento de ligações de oferta indesejadas sobre crédito consignado foram solicitados a uma ou mais instituições.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis