Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Japão desiste de tentar comunicação com sua primeira sonda lunar

Imagem de destaque da notícia
O Japão abandonou os esforços para pousar sua ultrapequena sonda Omotenashi na lua, disse a agência espacial do país na terça-feira, frustrando as esperanças de o primeiro pouso lunar do país.

A espaçonave da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa), lançada na quarta-feira na missão Artemis I da Nasa, tem sofrido com problemas de comunicação desde que se separou do foguete do Sistema de Lançamento Espacial naquela noite.

A Jaxa esperava tentar um pouso na noite de segunda-feira se tudo corresse bem, mas a agência não conseguiu restaurar as comunicações a tempo.

O Japão teria sido o quarto país a pousar uma espaçonave na superfície lunar, depois da ex-União Soviética, dos Estados Unidos e da China. Medindo 11 centímetros por 24 centímetros por 37 centímetros, Omotenashi teria sido a menor nave a pousar na lua.

A Jaxa planeja realizar uma entrevista coletiva na terça-feira. A agência disse que trabalhará com outras organizações envolvidas para determinar o que deu errado e como seguir em frente.

O plano é continuar trabalhando para restaurar as comunicações com a Omotenashi, esperando que a nave possa ser usada para medir a radiação e para outros experimentos.

O projeto custou milhões de dólares, e a Jaxa pretendia que ele ajudasse no planejamento de futuras missões de exploração lunar de baixo custo.

A outra sonda Jaxa lançada na quarta-feira no mesmo foguete, Equuleus, está funcionando conforme o esperado.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis