Um funcionário do alto escalão do governo dos Estados Unidos informou que mísseis disparados pela Rússia atingiram a Polônia nesta terça-feira, 15, e deixaram duas pessoas mortas. A explosão ocorre em Przewodów, no leste do país, na fronteira com a Ucrânia. Assim como o país vizinho, a Polônia também é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Por conta disso, o governo polonês convocou uma reunião de emergência de seu Conselho de Segurança Nacional. “Devido à situação de crise, o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki convocou uma reunião do escritório de Segurança Nacional”, disse o porta-voz do governo polonês, Piotr Muller. Segundo a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Adriene Watson, informou o governo americano soube da situação e trabalha para obter mais informações para definir quais são os próximos passos. “Vimos esses relatórios vindos da Polônia e estamos trabalhando com o governo polonês para coletar mais informações. Não podemos confirmar os relatórios ou qualquer um dos detalhes neste momento. Vamos determinar o que aconteceu e quais seriam os próximos passos apropriados”. Também nesta terça-feira, um bombardeio russo deixou a capital da Ucrânia, Kiev, e outras cidades da Ucrânia sem luz.
We’ve seen these reports out of Poland and are working with the Polish government to gather more information. We cannot confirm the reports or any of the details at this time. We will determine what happened and what the appropriate next steps would be.
— Adrienne Watson (@NSC_Spox) November 15, 2022
O caso também é investigado pelo Pentágono. Estamos cientes de relatos da imprensa de que dois mísseis russos atingiram o interior da Polônia e a fronteira com a UcrâniaNeste momento, não temos informações comprovatórias de que houve um ataque com mísseis”, disse o porta-voz Pat Ryder.
Leia também
Jovem Pan