Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Lula pode escolher nome fora da carreira diplomática para Itamaraty, diz Celso Amorim

Imagem de destaque da notícia
Principal conselheiro do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a política externa, o ex-chanceler Celso Amorim afirma que o futuro ministro da área poderá ser alguém de fora da carreira diplomática.

Celso Amorim

Ruy Baron/Valor

"O mais importante, neste momento crítico para o país, é que seja alguém que entenda de Relações Internacionais, tenha competência e a confiança do presidente. Pode ser da carreira ou de fora, isso não é o mais importante", afirmou ele, que ressalvou que o tema ainda não foi discutido internamente com Lula.

Caso nomeie um chanceler que não seja de carreira, o presidente eleito quebrará uma tradição que ele próprio instituiu e apregoava como sinal de respeito ao Itamaraty.

Em seus dois governos, Lula contou com o próprio Amorim como ministro. Já Dilma Rousseff (PT) teve três chanceleres: Antonio Patriota, Luiz Alberto Figueiredo e Mauro Vieira, todos diplomatas de carreira.

Diversos nomes que não são diplomatas têm sido citados para o Itamaraty no terceiro mandato de Lula, como Fernando Haddad, Aloizio Mercadante e Marina Silva.

"Há pessoas que não são diplomatas e desempenham funções muito importantes", afirma Amorim, que também é cotado para voltar ao cargo.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis