Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Em pronunciamento, Moraes pede que eleitores compareçam às urnas e lembra que assédio eleitoral é crime

Imagem de destaque da notícia
Para estimular o voto, o ministro lembrou também que o STF e o TSE incentivaram a adoção do passe livre O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, fez um apelo neste sábado para que os eleitores compareçam às urnas neste domingo e diminuam o índice de abstenção no segundo turno. O ministro também voltou a lembrar que assédio eleitoral é crime.

LEIA MAIS:

Justiça determina transporte gratuito em MG no domingo de eleição

Segundo turno das eleições terá passe livre em pelo menos 22 capitais

Gilmar dá três horas para ministro da Justiça se manifestar sobre operação de combate a crimes eleitorais

“Eleitoras e eleitores, compareçam para votar. O comparecimento e o voto são os mais importantes instrumentos de cidadania para a construção de um país justo e igualitário. O comparecimento e o voto repercutirão no futuro de todos nós, de nossos pais, filhos, familiares e amigos”, disse em pronunciamento transmitido em cadeia nacional de TV.

Ele também apontou que, no primeiro turno, realizado no dia 2 de outubro, houve o menor número de votos em branco e nulos das últimas cinco eleições, o que demonstraria o “interesse e consciência dos brasileiros e brasileiras na escolha de seus representantes”.

“Vamos agora, no segundo turno, diminuir a abstenção, para juntos construirmos um país melhor. Você que não votou no primeiro turno não se preocupe. Compareça e vote normalmente amanhã”, disse.

Moraes também voltou a apontar que assédio eleitoral é crime, inclusive se praticado pelo empregador em relação ao empregado. Ele estimulou que as pessoas denunciem esses casos, para poder votar “com tranquilidade, consciência e liberdade”.

“O momento de digitar seu voto na urna eletrônica é sagrado, inviolável e individual, por isso continuarão não sendo permitidos celulares nas cabines eleitorais. Não permita nenhum tipo de coação, ameaça ou oferecimento de benefícios para constranger sua liberdade de votar.”

Para estimular o voto, Moraes lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) e o TSE reforçaram a obrigatoriedade de as cidades manterem um patamar regular no fornecimento de transporte público no domingo e incentivaram a adoção do passe livre.

“Amanhã, o Brasil dará mais um importante e decisivo passo em nossa caminhada de desenvolvimento e progresso, garantindo o fortalecimento democrático e a estabilidade republicana.”

Ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE: incentivo ao passe livre

Antonio Augusto/Secom/TSE

O ministro também afirmou que a Justiça Eleitoral reforçou o treinamento paras que as filas que aconteceram em algumas seções eleitorais no primeiro turno não se repitam. “Assim, vocês poderão votar rapidamente e retornar para aproveitar o domingo com a família e amigos”, disse.

Por fim, ele agradeceu ao trabalho dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), dos juízes e promotores eleitorais, dos servidores da Justiça Eleitoral e dos mais de 1,8 milhão de mesários. Segundo o presidente do TSE, são eles que "garantem a realização do momento mais importante da democracia".

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis