Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Brasil registra mão de obra desperdiçada de 23,4 milhões de pessoas no 3º trimestre

Imagem de destaque da notícia
Contingente compreende desempregados, pessoas que trabalham menos horas do que gostariam e os trabalhadores que não buscam emprego, mas gostariam de trabalhar O país tinha 23,4 milhões de trabalhadores subutilizados no terceiro trimestre de 2022, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. Os dados divulgados nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que houve queda de 5,3% (menos 1,3 milhão de subutilizados) frente ao segundo trimestre. Em relação a igual trimestre de 2021, houve recuo de 23,8% (menos 7,3 milhões de pessoas).

O contingente de trabalhadores subutilizados, também chamada de “mão de obra desperdiçada”, compreende desempregados, pessoas que trabalham menos horas do que gostariam e os trabalhadores que não buscam emprego, mas gostariam de trabalhar.

Leia mais:

Desemprego cai para 8,7% no 3º trimestre, menor para o período desde 2014, aponta IBGE

Renda média do trabalhador avança 2,5% no 3º trimestre para R$ 2.737

Salário médio mensal nas empresas tem queda real de 3,8% em 2020 ante 2019, diz IBGE

Com o movimento, o contingente correspondia a 20,1% da força de trabalho ampliada do país (que soma a força de trabalho com a força de trabalho potencial), a chamada taxa de subutilização, no terceiro trimestre. É o menor índice desde o primeiro trimestre de 2016. O indicador era de 21,2% no segundo trimestre e de 26,5% em igual período de 2021.

Andre Penner/AP

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis