Lula diz que deve participar de "um ou dois" debates no 2º turno

Lula diz que deve participar de
Petista afirmou que sua prioridade é viajar pelo país e fazer comícios, em busca de votos O ex-presidente e candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que pretende participar de apenas “um ou dois” debates no segundo turno. Lula afirmou que sua prioridade é viajar pelo país e fazer comícios, em busca de votos.

“Gosto de comício, de passeata e de carreata. Acho que na campanha a gente tem de olhar no olho das pessoas, tem de sentir o bater do coração das pessoas, tem de ver a reação das pessoas a cada palavra que a gente fala”, disse Lula, ao participar de um encontro com governadores e senadores eleitos, em São Paulo. “Não sei se já estão organizando os debates, mas eu não vou fazer mais debate do que o necessário”, afirmou o petista. “Posso fazer um ou dois debates, mas eu quero ir para a rua conversar com o povo.”

No primeiro turno, Lula foi apenas a dois debates: um da TV Bandeirantes e outro da TV Globo.

O petista afirmou que pretende fazer uma ofensiva na região Sul, onde o PT costuma ter mais dificuldade, e pediu empenho de seus apoiadores nas regiões Norte e Nordeste para ampliar ainda mais sua vantagem em relação ao presidente Jair Bolsonaro (PL). “Espremendo, sempre tem um pouco mais [de votos]”, disse. “Tenho certeza de que vamos ganhar em São Paulo, Minas, Rio e a gente vai a Estados onde teoricamente são difíceis”, citando na sequência Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Lula comemorou o apoio recebido do PDT e do ex-presidenciável do partido Ciro Gomes. A campanha do petista pretende usar na propaganda na televisão depoimentos do irmão de Ciro, Cid Gomes. O ex-presidente elogiou também a declaração de voto da ex-presidenciável do MDB, Simone Tebet, e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O petista disse que pretende ir ao apartamento de FHC junto com seu vice na chapa, Geraldo Alckmin (PSB), para uma “visita humanitária”. “Não [é visita] para tirar foto, mas visita humanitária, de velhos companheiros. A vida é dura e logo ela passa”, disse.

A campanha do petista celebrou ainda a declaração de apoio do economista Persio Arida, um dos criadores do Plano Real. Apoiadores de Lula organizam um novo evento para demonstrar o apoio de um amplo leque de economistas à candidatura, a exemplo do que foi feito na reta final do primeiro turno, com nomes como o de André Lara Resende.

Ao falar com a imprensa, Lula foi questionado se pretende apresentar algum tipo de manifesto a conservadores e negou. “Não existe essa possibilidade”, disse.

Luiz Inacio Lula da Silva

Andre Penner/AP