Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

eleições 2022

"São Paulo tem condições de caminhar com as próprias pernas", diz Tarcísio

Imagem de destaque da notícia

Candidato ao Governo de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) considera o que Estado tem condições de “andar com as próprias pernas”. A afirmação aconteceu durante sabatina no Jornal da Manhã, da Jovem Pan, nesta sexta-feira, 19, ao ser questionado se também defenderia uma revisão do Pacto Federativo como Rodrigo Garcia (PSDB). Atual governador e candidato à reeleição, o tucano argumenta que São Paulo recebe pouco da União, na comparação com o valor que contribui, o que Tarcísio rechaça. “Será que recebe pouco? O Estado de São Paulo recebeu quase R$ 400 bilhões em transferência voluntárias e obrigatórias de 2019 até aqui. O Estado tem condições de andar com as próprias pernas. Tem o suporte do governo federal. São 2,4 milhões de pessoas recebendo o Auxílio Brasil todos os meses. A mão do Estado está, sim, presente aqui no Estado de São Paulo”, mencionou o ex-ministro da Infraestrutura. Nesta semana, o atual governador criticou o governo federal pelos repasses de verbas e afirmou que o Executivo federal “vai tirando o dinheiro federal dos investimentos e vai deixando nas costas dos governadores e prefeitos”. Segundo ele, apenas em 2021, São Paulo enviou R$ 716 bilhões em impostos federais, mas não teria recebido o suficiente.

“Estamos num país onde esse pacto precisa ser revisto para que a gente estabeleça prioridades e habitação é uma delas para que a gente possa minimizar o problema do déficit habitacional”, afirmou, tendo visão contrária do ex-ministro. Ainda na sabatina desta sexta-feira, Tarcísio de Freitas foi questionado também sobre a redução da alíquota do ICMS sobre os combustíveis, energia elétrica e telecomunicações nos Estados, uma proposta defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição e apoiador do ex-ministro em São Paulo, mas muito criticada pelos governadores, que falam em quedas bilionárias de arrecadação e impactos para investimento em saúde e educação. Para ele, a limitação da alíquota do imposto terá, no final das contas, uma série de investimentos ao Estado, gerando emprego e impulsionando os setores. “Uma redução tributária da carga tributária de São Paulo, uma revisão das substituições tributárias, redução de alíquotas do ICMS, a devolução dos créditos de ICMS, vai liberar uma energia potencial que está esperando para virar energia cinética, liberar uma série de investimentos que estão represados, esperando oportunidade de acontecer. E isso vai gerar muitos empregos e impulsionar o setor produtivo”, concluiu.

Além dos aspectos econômicos, Tarcísio Gomes de Freitas também falou na entrevista sobre segurança pública, defendendo plano de carreira para a Polícia Militar; sobre as eleições, avaliando suas chances de chegar ao segundo turno contra Fernando Haddad (PT); e também fez avaliações a respeito do enfrentamento da pandemia em São Paulo, afirmando que, se fosse governador, teria feito tudo diferente de João Doria (PSDB), ex-governador que comandava o Palácio dos Bandeirantes no auge da pandemia. “O que aconteceu em São Paulo e em outros Estados na pandemia foi equivocado. Está mais do que provado. Era bastante racional que não ia surtir efeito nenhum. O case de vacinação no Brasil foi um sucesso. O Brasil adotou uma estratégia de diversificação de imunizantes. (…) No final das contas, houve a disponibilização, a oferta, houve a compra. Se comprou Pfizer, AstraZeneca, CoronaVac, porque o governo financiou a compra da CoronaVac, comprou todas as doses, e investiu muitos recursos no combate à pandemia. Acho que se atacou o problema da maneira que se tinha que atacar. Agora, houve muito espetáculo e utilização eleitoral nesse período”, finalizou.

Fonte: Banda B

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis