A relação próxima entre os filhos do prefeito da cidade de Penedo, na região do Baixo São Francisco, em Alagoas, e da superintendente de licitações da cidade, com os donos de uma empresa contratada para executar obras no município são alvo de uma denúncia do vereador Alcides de Andrade Neto, conhecido como "cidoca", que levou um farto conjunto de elementos aos Ministérios Públicos Estadual e Federal, e à Polícia Federal.
Segundo o vereador, há um "conluio" para o "direcionamento de certames licitatórios para o favorecimento pessoal do prefeito da municipalidade, Ronaldo Pereira Lopes, de sua família e de seu grupo de amigos". Ele diz haver "cometimento de irregularidades perpetradas por servidores públicos e agentes políticos". Cidoca também denunciou a situação durante sessão da Câmara de Vereadores no dia 4 deste mês.
A denúncia aponta que a empresa RNS Construções LTDA, que tem como sócios Rheostato Ewerton Fernandes Barreto e Rheostato Lobão Barreto Filho, firmou mais de dez contratos administrativos com o município de Penedo em pouco menos de um ano e meio, totalizando o montante de R$ 11, 5 milhões.
Cidoca denuncia que há um relevante conflito de interesses pois a pregoeira da cidade, Sara Mendonça da Fonseca Lisboa das Chagas, é cunhada e atua em um processo na Justiça estadual como advogada de Rheostato Ewerton Fernandes Barreto, um dos sócios da empresa. O vereador acrescenta ainda que Sara Mendonça é tia de Rheostato Lobão Barreto Filho, outro sócio da empresa.
Outro conflito de interesses apontado pelo edil, é que os sócios da RNS Construções LTD também são sócios em outra empresa, a Special Serviços de Locação LTDA, que também conta no seu quadro societário com Gustavo Ressurreição Lopes e Guilherme Ressurreição Lopes, que são filhos do prefeito Ronaldo Lopes. Gustavo Lopes também é Presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).
Cidoca aponta ainda que além de estarem em um relacionamento societário com o Rheostato Lobão, "os filhos do prefeito de Penedo também possuem estreitos laços de amizade com este". Na denúncia levada aos órgãos de fiscalização e controle, Cidoca anexou posts nas redes sociais que sugerem relação de proximidade e camaradagem entre os envolvidos. Também foram anexadas fotos para alegar que o sócio da RNS atuou na campanha eleitoral do à época candidato, Ronaldo Lopes.
O vereador aponta um provável uso da máquina pública em benefício próprio dos gestores e servidores de Penedo, mediante a condução tendenciosa de certames licitatórios pela pregoeira Sara Lisboa. De acordo com a denúncia, a situação "traz à tona a possibilidade de estarmos assistindo à operação de um perigoso grupo econômico, talvez uma organização criminosa, autora de possíveis simulações pensadas para escamotear dividendos ou pró-labores em favor dos filhos do prefeito, pagos pela Special Serviços de Locação LTDA, porém compostos, materialmente, de recursos pertencentes ao município de Penedo, canalizados para a RNS Construções LTDA em razão dos diversos contratos firmados com Penedo".
A denúncia aponta necessidade de aprofundamento de investigações, "para possivelmente desbaratar o possível esquema delituoso em curso, em proteção aos recursos públicos federais e municipais que estão sendo massivamente direcionados à RNS Construções LTDA". O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas confirmou que recebeu as denúncias e que o caso está para decisão do procurador. A Polícia Federal não respondeu ao questionamento da reportagem. Já o Ministério Público de Alagoas (MP-AL) disse que um inquérito civil será aberto nesta segunda-feira (15) para início das investigações.
O OUTRO LADO
Fonte: Gazetaweb