Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Análise: Momento decisivo nas pesquisas de intenção de voto deve se dar dentro de 30 dias

Imagem de destaque da notícia
Queda do preço da gasolina teve efeito mínimo por ora, segundo pesquisa Datafolha de julho O presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha um grande fator para reduzir este mês a diferença que o separa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas: a redução do preço da gasolina na bomba, efeito tanto da mudança de cálculo do ICMS sobre o produto quanto de toda pressão do governo sobre a Petrobras. A queda do preço da gasolina impacta diretamente na inflação, que é um sangradouro de votos para o incumbente.

Leia mais:

Bivar sinaliza desistência de pré-candidatura para apoiar Lula

Agressão às urnas eletrônicas é ataque ao voto dos mais pobres, afirma Fachin

Centrais sindicais assinam carta em defesa da democracia

O efeito político surpreendentemente foi mínimo, de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (28). Bolsonaro oscilou de 28% para 29% e Lula se manteve com 47% no intervalo de um mês.

A gasolina não é a última bala no cartucho de Bolsonaro, para usar uma analogia do gosto do presidente. Ele ainda tem um trunfo, o pagamento dos benefícios majorados em pleno período eleitoral, como o recalibrado Auxílio Brasil, o dobrado vale-gás e os vouchers para caminhoneiros e taxistas. Tudo isso será pago ao longo do mês de agosto, já com a campanha eleitoral em marcha.

A pesquisa mais decisiva para se avaliar o teto de Bolsonaro e a possibilidade da eleição se resolver no primeiro turno, portanto, deverá ser a feita dentro de 30 dias.

É impressionante ainda a constância de Ciro Gomes (PDT), que obteve 8%. Em maio de 2021, ou seja, há um ano e três meses, no primeiro Datafolha já com Lula entre os candidatos, Ciro teve 6%. O pedetista vive uma lei da gafieira nas pesquisas: quem está com Ciro não sai, quem não está, não entra. Nas eleições anteriores que disputou Ciro terminou próximo a este patamar. Se haverá um processo de voto útil do antibolsonarismo na reta final a desidratar Ciro é uma questão em aberto. Por ora, não há sinais neste sentido.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis