Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

valor

Presidente da Funai deixa evento em Madri após protesto de indigenista brasileiro


O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, teve que se retirar de um evento de que participava em Madri, na Espanha, nesta quinta-feira (21), após ser chamado de miliciano e assassino por um indigenista brasileiro que estava no local.

Durante a assembleia geral do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e Caribe (Filac), na capital espanhola, o brasileiro Ricardo Rao levantou de seu assento e, gritando, fez as acusações contra Xavier, que acabou deixando o local.

"Este homem não é digno de estar entre vocês. Marcelo Xavier é um assassino. Este homem é miliciano, é responsável pela morte do (indigenista) Bruno Pereira (...) e do (jornalista Dom) Philips ."

Em 2020, Rao foi exonerado do cargo de indigenista especializado da Funai pelo próprio Xavier. Ele era da coordenação regional no Maranhão e, após ameaças, fugiu para a Europa, onde mora atualmente.

Após as acusações, que a plateia ouviu em silêncio, o presidente da Funai se levantou e deixou a sala onde acontecia o evento. Ele chegou a falar algo para a plateia, segundo um vídeo que circula nas redes sociais, antes de se retirar do local.

A Funai foi procurada, mas a fundação ainda não se pronunciou sobre o episódio.

Marcelo Xavier: após acusações, que a plateia ouviu em silêncio, presidente da Funai se levantou e deixou a sala onde acontecia o evento

Jorge William/Agência O Globo

Valor Invest

Valor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!