Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

valor

Fux se reúne com Fachin e repudia novos ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral


Nos bastidores, entendimento entre os ministros é de que, agora, resposta jurídica será dada no âmbito da ação ajuizada na Corte por parlamentares de oposição O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, se reuniu nessa terça-feira (19) com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, para falar dos novos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao sistema eletrônico de votação.

Os dois conversaram por videoconferência. Segundo nota divulgada pela assessoria do Supremo, Fux afirmou ao colega ter "confiança total na higidez do processo eleitoral e na integridade dos juízes que compõem o TSE".

"Em nome do STF, o ministro Fux repudiou que, a cerca de 70 dias das eleições, haja tentativa de se colocar em xeque mediante a comunidade internacional o processo eleitoral e as urnas eletrônicas, que têm garantido a democracia brasileira nas últimas décadas", diz a nota.

Nos bastidores, o entendimento entre os ministros é de que, agora, a resposta jurídica será dada no âmbito da ação ajuizada na Corte por parlamentares de oposição. A petição é assinada por deputados do PT, PV, PSB, Psol, PCdoB, Psol, Rede Sustentabilidade e Solidariedade.

Os parlamentares pedem a abertura de um inquérito contra Bolsonaro por crime contra o Estado Democrático de Direito. A área técnica do STF estuda se o processo deve ser distribuído ao ministro Alexandre de Moraes, relator de outras ações semelhantes contra o presidente.

Parlamentares pedem a abertura de um inquérito contra presidente Jair Bolsonaro por crime contra o Estado Democrático de Direito

Cristiano Mariz/O Globo — 20/6/2022

Valor Invest

Valor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!