Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Conheça as empresas brasileiras que enviaram mais de 20 toneladas de risoto e sopas à Ucrânia

Imagem de destaque da notícia
Além de refeições desidratadas, também já foram doados medicamentos, itens hospitalares e purificadores de água. Simples Nutri, Latam, União BR lideram as ações

Cerca de 10.730 mil quilômetros separam São Paulo da fazenda da brasileira Maria Thereza Cunha Bueno em Siret, na Romênia, na fronteira com a Ucrânia. É de lá que saem as ajudas humanitárias das organizações sociais Care e Cruz Vermelha para atender aos combatentes e civis impactados pelo conflito, que já dura seis meses. Foi lá também que 10 toneladas de alimentos desidratados, entre sopas e risotos, vindos do Brasil acabaram de desembarcar e serão, nas próximas semanas, direcionados a cidades afetadas pelo conflito armado. O montante, produzido pela startup brasileira focada em alimentos desidratados Simple Nutri, equivale a aproximadamente 250 mil refeições.

A encomenda foi feita pela Care e pela Cruz Vermelha diretamente à Simple Nutri, mas contou com a ajuda de uma rede de apoio para ser viabilizada. O transporte do Brasil à Romênia, por exemplo, foi feito pela companhia aérea Latam dentro do programa Avião Solidário da Latam. Lá dentro da Europa, a logística foi por conta da varejista Amazon. Uma vez na fazenda, as entidades não governamentais se encarregam de levar a quem precisa. A articulação com os diferentes atores se deu pelo Movimento União BR.

LEIA TAMBÉM:

Entenda o que é ESG e por que a sigla é importante para as empresas

O que são ODS da ONU, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030?

“Para nós, empreendedores sociais e com grande anseio de ajudar o maior número de pessoas possível, é muito gratificante trabalhar em conjunto com a maior agência de ajuda humanitária do mundo. Estivemos na Ucrânia e vimos nossa alimentação chegando na ponta em locais críticos onde as pessoas passam fome e precisam desse apoio”, conta Rafael Romano, CEO e sócio da Simple Nutri.

A empresa tem o foco em alimentação para causas humanitárias, principalmente combate à fome e à desnutrição. Já atuou em regiões atingidas por desastres no Brasil, como Brumadinho, quando a barragem da Vale se rompeu em 2019, no terremoto ocorrido do Haiti em 2021, e na distribuição de alimentos às vítimas das intensas chuvas na Bahia, em Minas Gerais e no Maranhão e nos deslizamentos em Petrópolis (RJ) ao longo do último ano.

Ora a Simple Nutri faz doação direta, ora as refeições vão a preço de custo e em algumas situações as organizações pagam o valor integral, o que permite subsidiar situações atípicas. Todas são ações coordenadas com outras organizações como a Cruz Vermelha, no âmbito internacional, e o Movimento União BR, aqui no país.

Mas essa não foi a primeira vez que brasileiras se envolveram com a causa. De março para cá, já foram enviadas quase 26 toneladas de alimentos, medicamentos, insumos de saúde e purificadores de água, contando essa leva atual. Ao todo, foram três missões como essa. O próprio Romano foi pessoalmente à Romênia levar as encomendas da primeira missão, em março. Além de conhecer a operação no campo, tendo visitado uma cidade na Ucrânia que recebeu os produtos, isso abriu portas para os próximos dois envios.

Na primeira, organizada logo no início do conflito, a Organização das Nações Unidas (ONU) precisava de refeições que fossem fáceis de serem preparadas e, ao mesmo tempo, trouxesse uma combinação nutricional concentrada, e pediu ao governo brasileiro que ajudasse. Os risotos e sopas desidratadas da Simple Nutri se encaixaram bem na proposta. Uma refeição única contém proteína, vitaminas e carboidratos e precisa de pouca água para ficar pronto em poucos minutos. Mas produzir 10 toneladas de alimentos - o necessário na ocasião - em pleno feriado de Carnaval, não foi fácil. A fábrica da Simple Nutri, no sul do país, trabalhou a pleno vapor.

Reunião entre Cruz Vermelha, Simple Nutri e Movimento União BR para organizar a distribuição dos alimentos na Ucrânia

Movimento União BR

LEIA TAMBÉM:

'Resgate da Amazônia se dará pelo setor privado', diz ex-procurador do MPF

Empresas passam a atrelar metas ESG a programas de remuneração variável de executivos

Mas não era só de alimentos que os ucranianos precisavam. Insumos médicos e purificadores de água seriam necessários para atender a zona de guerra. O Movimento União BR, organização criada em 2020 e comandada por Tatiana Monteiro de Barros, especializada em ajuda humanitária em situações emergenciais, acionou parceiro que topassem ajudar - seja com recursos financeiros ou produtos. A organização, inclusive, foi quem trouxe a Simple Nutri para a missão - as empresas já haviam trabalhado juntas em outras situações no Brasil.

"O Movimento União BR atua de maneira rápida e ágil, quando precisa auxiliar numa urgência. Entende 360, como pode ser feita uma campanha, capacitação e entrega, além do que pode deixar e legado para a região que será assistida. E se organiza rapidamente para ter maiores resultados diretamente na ponta”, conta Tatiana Monteiro de Barros, fundadora do Movimento União BR.

No caso da Ucrânia, explica, até a fazenda que virou o hub de ajuda na Romênia da ajuda vinda do Brasil e outros locais, foi contato do União BR, assim como a logística nacional para levar os insumos para o avião da Força Aérea Brasileira levar à Europa - Latam e Luna Express que contribuíram.

“Montamos um hub de ajuda na Romênia, criamos laços para fazer as pontes de logística. E só depois que fechamos todo o 360, lançamos uma campanha para arrecadar. Ou seja, só começamos a captar, depois que fechamos todo o ciclo de ajuda emergencial", conta Barros.

Na segunda viagem a força-tarefa foi feita por meio da campanha Juntos pela Vida, envolvendo entidades, empresas privadas e sociedade civil, liderada pelo Movimento União BR, Latam, Agência Brasileira de Cooperação (ABC), da empresária Maria Thereza Cunha Bueno e seu marido Hubertus von Nesselrode, da Vitamedic Indústria Farmacêutica, que pertence ao grupo José Alves.

Até o apresentador e empresário Luciano Huck e outros brasileiros, na pessoa física, contribuíram com o envio de quatro toneladas de alimentos e insumos de saúde. Além disso, contou com parceria de GRU Airport, Instituto da Criança (ONG gestora da campanha), Fermac, Ftrade, Manchester AG, Real Cestas e Luna Express.

"O foco da organização é sempre ser assistencial com legado. Mas, entendemos que em muitas situações também podemos transformar, portanto, estamos fazendo um trabalho de transformação em determinadas regiões do país, além do assistencialismo. É um dos focos do Movimento União BR", diz Barros.

O Movimento União BR liderou doações de usinas e mini usinas de oxigênio para o Estado do Amazonas, na campanha SOS Manaus durante a pandemia e apoiou a reconstrução da Bahia após as fortes chuvas no final de 2021. A organização é a responsável, em parceria com a Petrobras, pela distribuição do vale gás para 1.800 famílias no estado de Sergipe. Desde que foi criada, já arrecadou cerca de R$ 300 milhões e apoiou mais 17 milhões de pessoas em todo o Brasil.

Veja sobre os envios de suprimentos à Ucrânia:

Primeiro envio à Ucrânia:

11,6 toneladas de alimentos, medicamentos e purificadores de água

Articulação logística junto com Latam (Avião Solidário), Movimento União BR e Luna Express, além da produção dos alimentos em meio ao feriado de Carnaval + avião da FAB fazendo trajeto Brasil e Europa

Nações Unidas comprou 10 toneladas de alimentos a pedidos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC)

Segundo envio à Ucrânia:

Resultado da campanha Juntos pela Vida (release também em anexo) - empresas privadas, sociedade civil e Agência Brasileira de Cooperação (ABC)

Articulação logística junto com Latam (Avião Solidário), Movimento União BR e Luna Express, além da produção dos alimentos

4 toneladas de alimentos e insumos de saúde

Distribuição na Europa feita via Cruz Vermelha e Ordem de Malta, na fronteira entre Ucrânia e Romênia

Rafael acompanhou essa entrega pessoalmente

Terceiro envio à Ucrânia:

Care fez o pedido à Simple Nutri

10 toneladas de alimentos

Articulação logística junto com a Latam (Avião Solidário) e Amazon (transporte terrestre em continente europeu)

Distribuição na Europa feita pela Care e Cruz Vermelha, chegando nas cidades mais afetadas pelos ataques.

Segunda leva de ajuda humanitária enviada para a Europa por meio do programa Avião Solidário, da LATAM

Guilherme Vilas Boas Veloso/Movimento União BR

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis