Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Bolsas asiáticas fecham em queda pressionadas por temor de recessão e petróleo

Imagem de destaque da notícia
O índice Nikkei caiu 1,2%, o Shanghai Composite recuou 1,4%, o Shenzhen Composite teve queda de 1,2%, o índice de Hang Seng perdeu 1,2% e o índice Kospi caiu 2,1% As bolsas asiáticas terminaram o dia em queda nesta quarta-feira (06) com os investidores saindo de ativos de risco em meio ao aumento dos temores de uma recessão global.

No Japão, o índice Nikkei caiu 1,2% para 26.107,65 pontos, pressionado pela forte retração nas ações dos setores de energia e financeiro. A exploradora de petróleo Inpex perdeu 10% e a Dai-ichi Life Holdings caiu 5,6%. Os investidores devem observar o desenrolar de eventos relacionados a política monetária antes da eleição do Senado japonês no domingo. Hoje serão divulgadas as atas da mais recente reunião do Federal Reserve.

Na China, o pregão foi negativo. O Shanghai Composite Index caiu 1,4%, para 3.355,35 pontos, enquanto o Shenzhen Composite Index recuou 1,2%, para 2.207,20 e o Índice de Preços ChiNext caiu 0,8%, para 2.802,72. As bolsas chinesas foram pressionadas por um aumento nos casos de covid-19 em partes do país, que provocou novos temores de bloqueio. “Enquanto os investidores tentam precificar que o pior já passou, qualquer aumento nos casos trará de volta riscos de restrições econômicas, o que levará a alguns desfazer das apostas otimistas”, disse o estrategista de mercado da IG, Yeap Jun Rong. Pressão veio também da queda dos preços do petróleo. A China Oilfield Services caiu 4,5%, a PetroChina perdeu 3,3% e a Cnooc Energy Technology & Services recuou 1,5%.

As ações de Hong Kong fecharam em queda, com o índice de Hang Seng perdendo 1,2% a 21.586,66 pontos. Pressão veio principalmente das companhias de petróleo, afetadas pela forte queda dos preços do combustível. Os temores da recessão, bem como as preocupações de que a China possa instigar novos bloqueios em meio ao aumento dos casos de covid-19 derrubaram as ações, disse o analista sênior de mercado da Oanda, Jeffrey Halley, em nota. A Cnooc registrou a queda mais expressiva entre os constituintes do índice Hang Seng, de 4,8%. A PetroChina recuou 4,3%, enquanto Haidilao e WH Group caíram 4% cada.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi caiu 2,1% a 2.292,01 pontos, pressionado pelas ações de energia e construção naval. O apetite ao risco recuou depois que as ações caíram durante a noite na Europa em meio a crescentes temores de uma recessão. O won atingiu o menor nível intradiário em 13 anos contra o dólar em um movimento de aversão ao risco antes de recuperar algum terreno. As ações das refinarias S-Oil e SK Innovation caíram 9,3% e 5,3%, respectivamente, devido às preocupações dos investidores sobre a desaceleração da demanda de energia. A GS Holdings, dona da refinaria GS Caltex, também perdeu 6,1%. Os construtores navais que fabricam navios petroleiros também perderam terreno, com a Hyundai Heavy Industries caindo 10%.

Koji Sasahara/AP

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis