Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Curva de juros dos Treasuries se inverte, em movimento que costuma prenunciar recessão nos EUA

Imagem de destaque da notícia
Movimento ocorre em um dia no qual os temores relacionados a uma recessão global têm alimentado uma busca forte por proteção também no mercado de câmbio Os rendimentos dos Treasuries de dois anos passaram a operar em nível superior ao dos juros de dez anos, em um movimento que costuma anteceder uma recessão nos Estados Unidos. No jargão do mercado, a curva de juros ficou negativa, ou seja, negativamente inclinada, em um dia no qual os temores relacionados a uma recessão global têm alimentado uma busca forte por proteção também no mercado de câmbio. Assim, o dólar opera nos patamares mais altos em quase 20 anos em relação a moedas principais.

Às 15h10, o yield da T-note de dez anos caía de 2,894% para 2,802%; enquanto o rendimento do título de dois anos recuava de 2,837% para 2,825%.

A inversão da curva dos juros de 2 e 10 anos é comumente associada a um prenúncio de recessão. Em relatório divulgada hoje, o Goldman Sachs diz ver 30% de risco para que a economia americana entre em recessão no próximo ano, enquanto estima a probabilidade de 40% na zona do euro e de 45% no Reino Unido.

“Descobrimos que o superaquecimento econômico — alto crescimento do custo unitário do trabalho e alto núcleo da inflação — e grandes aumentos cumulativos na taxa básica de juros geralmente precedem recessões severas. Em contraste, superávits financeiros elevados do setor privado muitas vezes prenunciam recessões menos severas”, apontam os profissionais do Goldman em relatório enviado a clientes.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis